Viseu acolhe reunião do projeto InnovaSUMP

Projeto de cooperação inter-regional visa o desenvolvimento de planos estratégicos e boas práticas de mobilidade sustentável e a acessibilidade urbanas. Município de Viseu é o único representante português

Viseu acolheu esta quarta-feira, 7 de novembro, uma reunião de trabalho no âmbito do projeto InnovaSUMP (cofinanciado pelo Programa Interreg Europe). Trata-se de um projeto de cooperação inter-regional centrado em planos de mobilidade urbana sustentáveis, sendo Viseu o único parceiro português entre os nove representantes de oito países da União Europeia.

Neste encontro, que decorreu no salão nobre do antigo edifício do Governo Civil de Viseu, estiveram presentes representantes de entidades parceiras locais do Município de Viseu, nomeadamente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, Instituto Politécnico de Viseu, Universidade de Coimbra, Tula Labs, Serviço de Transportes Urbanos de Viseu, Universidade de Aveiro, Câmara Municipal de Cascais, Instituto da Mobilidade e dos Transportes e CEIIA – Centro de Excelência para a Inovação da Indústria Automóvel.

Na abertura dos trabalhos, João Paulo Gouveia, Vereador do Município de Viseu com o pelouro da Mobilidade, falou do projeto MUV – Mobilidade Urbana de Viseu, que assenta em cinco domínios: novo centro de mobilidade, transportes públicos, estacionamento, transporte a pedido e nova rede de ciclovias.

“Estamos a desenvolver um plano de mobilidade sustentável que sirva melhor as nossas populações”, salientou, destacando o “novo conceito” que está a ser criado neste domínio e que vai de encontro às políticas do executivo municipal, assentes na contínua “melhoria da qualidade de vida” dos viseenses.

Com a duração de nove semestres, o projeto InnovaSUMP centra-se na troca de experiências, boas práticas e métodos inovadores para enfrentar os desafios comuns aos vários parceiros ao nível da mobilidade e transportes.