Desafios do emprego na indústria automóvel em debate

No dia 9 de novembro, sexta-feira, o Município de Mangualde receberá a conferência “Os Desafios ao Futuro do Emprego na Indústria Automóvel”. A sessão, que decorrerá no auditório da Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, terá início às 14h00 e contará com a presença do Secretário de Estado da Economia, João Correia Neves. Esta conferência enquadra-se na programação da Semana Europeia da Formação Profissional.

Após a sessão de abertura conduzida por João Azevedo, presidente do Município de Mangualde, seguir-se-ão vários painéis de debate: “Trabalho e emprego: Estratégia Europeia”, “Veículos, plataformas do futuro e adaptação do emprego”, “Mobilidade sustentável” e “Desafios à formação: novas tecnologias e aptidões adequadas…formar as qualificações do futuro”. A sessão de encerramento ficará a cargo de João Correia Neves, Secretário de Estado da Economia.

Durante o evento, haverá um stand e uma apresentação do Projeto DRIVES (Development and Research on Innovative Vocational Educational Skills). Aqui estarão presentes, para além do Município de Mangualde, a Universidade do Minho, o Instituto Politécnico de Viseu e a IDESCOM (Associação Informação, Desenvolvimento, Comunicação).

 ‘EUROPEAN VOCATIONAL SKILLS WEEK 2018’

O Município de Mangualde, que acolhe a sede da fábrica do Grupo PSA Peugeot-Citroen (com centenas de trabalhadores) e outras empresas importantes da cadeia de valor da indústria automóvel, participa, de forma ativa, na construção de soluções para o futuro do setor. É, além disso, parceiro associado do consórcio “DRIVES – Development and Research on Innovative Vocational Education Skills”, que, durante 2018 e 2022, reúne 24 parceiros de 11 países europeus para pensar estratégias e políticas europeias de requalificação do setor.

Neste sentido, o Município de Mangualde reunirá, nesta conferência, alguns dos melhores especialistas nacionais no domínio da mobilidade para, durante uma tarde, analisarem e discutirem as melhores estratégias para assegurar que os trabalhadores nacionais estarão preparados para os desafios da digitalização, automatização e fontes de energia alternativas.

 A conferência “Os Desafios ao Futuro do Emprego na Indústria Automóvel” insere-se na Semana Europeia da Formação Profissional (European Vocational Skills Week), que integra a estratégia de pensar e antecipar os desafios do setor. O setor automóvel representa, na União Europeia, 7% do PIB europeu e 12 milhões de empregos. Já em Portugal, engloba 5% do PIB, cerca de 230 empresas e 51 mil empregos.

 Na mais recente análise socioeconómica de Portugal feita em Bruxelas, foram apontadas algumas das principais lacunas do país no domínio das qualificações profissionais: “em 2016, apenas 56% dos portugueses tinham competências médias-altas, quando a média europeia se cifrava nos 82%”, sendo o problema “mais grave na faixa acima dos 40, (40% contra 80% da média da UE)”.  Por estas razões, torna-se essencial debater o futuro do setor e dos seus profissionais no contexto socioprofissional português.

PROGRAMA

“OS DESAFIOS AO FUTURO DO EMPREGO NA INDÚSTRIA AUTOMÓVEL”

9 de novembro, 14h00-17h00, Auditório da Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves

Abertura

Presidente do Município de Mangualde, João Azevedo

Trabalho e emprego: Estratégia Europeia

Sofia Alves, Representação da Comissão Europeia em Portugal

Projeto DRIVES (ERASMUS+) – Henrique Burnay, Eupportunity

 

Veículos, plataformas do futuro e adaptação do emprego 

Moderador: Adolfo Silva, AFIA

Joana Mendonça, IST/CEiiA

José Machado, Universidade do Minho

Mobilidade sustentável

Moderador: Utimia Madaleno-Eupportunity

Daniela Carvalho – Transportes Inovação e Sistemas (=TIS)

Carlos Pereira – Instituto Politécnico de Viseu

Desafios à formação: novas tecnologias e aptidões adequadasformar as qualificações do futuro….

Moderadora: Isabel Soares Carneiro, IDESCOM

José Miguel Sousa, EDUFOR

João Girão, AIMMAP

 

Encerramento

João Correia Neves, Secretário de Estado da Economia

a