As conferências de “Dizáine” estão a chegar

dizaine

Vão decorrer seis conferências ligadas à área do design no próximo dia 1 de junho, pelas 9h30, no Auditório Grande da Biblioteca da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu (ESTGV). Esta é a primeira edição, intitulada de “Dizáine: Conferências 2016”. A iniciativa está a ser organizada pelo núcleo de Estudantes de Design e Multimédia e pelos alunos do curso de Tecnologia e Design de Mobiliário da ESTGV.
Estas conferências contribuem tanto para os estudantes de design como para estudantes de outras áreas. Ana Melo, docente da Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV), defende que “as expetativas desta, e de qualquer conferência na área de estudos dos alunos, são muito importantes, muito relevantes, sobretudo pelo contacto mais real com o mercado de trabalho e com a realidade profissional. Atualmente há uma grande dificuldade constatada entre o paradigma académico e o paradigma prático e profissional e é dessa ligação que os alunos se queixam”.
Na ESEV é lecionado o curso de Artes Plásticas e Multimédia (APM). Embora a iniciativa do evento seja proveniente de cursos da ESTGV, “a questão que se coloca não está ligada ao facto de o curso de APM ou outro curso estarem ligados, mas as energias que se podem estabelecer entre escolas que pertencem ao mesmo politécnico. Há uma energia entre cursos que, de alguma maneira, sejam de áreas parecidas ou análogas, porque a união faz sempre a força e o todo é sempre maior que as partes, portanto faz toda a diferença a integração dos cursos”, diz-nos Ana Melo. O aluno de Animação Cultural da ESEV, Pedro Catalarrana, acredita que seria uma mais valia para o curso de APM estar inserido na iniciativa “porque no futuro, os alunos de APM, podem ingressar pela área de design e multimédia”.
O nome do evento foi criado de forma a ficar mais original e segundo André Antunes, estudante de Comunicação Social na ESEV, “os nomes de cada evento são uma forma de cativar e chamar a atenção. O nome destas conferências foi bem escolhido”. É considerado um nome atrativo, “nem que seja apenas para aguçar a curiosidade dos interessados em participar”, explica Andreia Vale, também aluna de Comunicação Social.
Segundo a página do facebook do evento, o principal objetivo destas conferências é a interação entre estudantes da área do design e profissionais do ramo, de forma a aumentar o conhecimento e cultura dos alunos sobre futuras experiências no mundo do trabalho. As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas através da página oficial.

Mariana Alves e Susana Oliveira