vistacurta realiza-se até 3 de novembro em Viseu

O vistacurta é um programa anual de curtas metragens com competições, organizado pelo Cine Clube de Viseu. Este festival realiza-se até 3 de novembro em Viseu.

João Canijo, um dos realizadores nacionais com uma obra mais regular, marcará presença no vistacurta, no último dia, a 3 de novembro, no Teatro Viriato para uma aula de cinema com entrada gratuita. Esta conversa é moderada pelo realizador Nuno Tudela e marcará o momento alto do programa deste ano.

O vistacurta tem como objetivo a aposta na produção independente, focando-se maioritariamente numa perspetiva regional. Assim foi aberto concurso para peliculas realizados no distrito de Viseu ou por autores do distrito de Viseu. A segunda categoria recebeu todos os filmes de produção nacional, que perspetivassem a questão da interioridade.

O concurso está dividido em duas categorias, “A competição local” e “Aqui na Terra”. Para ambas são admitidos documentários, ficções, filmes experimentais, animação e vídeos musicais, em suporte digital com duração inferior a 30 minutos. No segmento “As competições locais” estão a concurso oito curtas metragens, enquanto na competição “Aqui na terra” há dez curtas selecionadas. Os vencedores irão ser anunciados dia 3 de novembro às 21h no auditório do IPDJ (Instituto Português da Juventude) de Viseu. Em cada categoria será atribuído um prémio monetário de 1500 euros.

 

Texto: Ana Raquel Abreu 

a