Cinfães investe perto de 2 milhões na Educação e apresenta programas inovadores

A Câmara Municipal de Cinfães continua a apostar fortemente na Educação das crianças e jovens do Concelho. Perto de dois milhões de euros é o montante investido ao longo do ano letivo.

A maior fatia vai para os transportes escolares que são gratuitos para todos os alunos desde o pré-escolar até ao ensino secundário, o que representa uma importante poupança para as famílias cinfanenses. Num ano letivo, um agregado familiar na Gralheira poupa, por aluno, um valor de €980. No caso de Escamarão a poupança é na ordem dos €737 e em Nespereira é de €644.

Os manuais escolares gratuitos para os alunos do 1.º Ciclo era outra das medidas do Município. Agora que são oferecidos pelo Ministério da Educação, a Câmara assegura os cadernos de fichas nas várias disciplinas, incluindo o inglês, a todos os alunos desde o 1º ao 4º ano de escolaridade. Estes alunos recebem ainda, no início do ano letivo, um kit individual de material escolar. O Município apoia também nas visitas de estudo com a atribuição de uma verba por aluno e disponibiliza os autocarros municipais.

Ainda no 1º Ciclo, a Autarquia mantém o programa das atividades de enriquecimento curricular e prolongamento de horário. Programa que foi também alargado aos alunos do pré-escolar com o ensino do inglês, música e desporto.

As refeições escolares também levam uma importante fatia do investimento global com a contratação de pessoal para apoio e acompanhamento das refeições nas escolas, bem como com o custo das refeições dos alunos beneficiados por um escalão do subsídio escolar. O programa Fruta Escolar também é uma realidade em todas as escolas do Concelho.

Os alunos do pré-escolar e 1º ciclo são ainda contemplados com a realização de várias atividades ao longo do ano letivo: desfile de Carnaval, semana da leitura, viagem de finalistas no rio Douro oferecida aos alunos do 4º ano e comemoração do dia mundial da criança.

Outra área de aposta é o apoio aos alunos com necessidades educativas especiais com a colocação de 6 auxiliares no pré-escolar, no 1º e 2º ciclos.

A atribuição de bolsas de estudo aos alunos no ensino superior é outras das medidas implementadas com um investimento na ordem dos 50 mil euros ano letivo.

Como forma de incentivo e reconhecimento aos alunos, a Câmara distingue, anualmente, os melhores alunos dos 6º, 9, 10º, 11º e 12º anos com a entrega de prémios de mérito escolar.

O investimento de perto dois milhões de euros inclui ainda a manutenção dos espaços e equipamentos escolares; a colocação de quadros interativos em todas as salas de aula do 1º ciclo; a atribuição de verbas anuais às escolas para aquisição de materiais de desgaste, materiais pedagógicos e manutenção dos fotocopiadores; a formação contínua dos assistentes operacionais e técnicos e a disponibilização de uma biblioteca itinerante que percorre as escolas do 1º ciclo.

Apesar deste enorme investimento, a Câmara de Cinfães vai reforçar este investimento na Educação. No âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Tâmega e Sousa apresentado recentemente haverão novidades nos próximos meses: a introdução do xadrez e ténis de mesa nas escolas, a construção das salas do futuro, a escola virtual, entre outras inovações.