Orçamento de Estado prevê aumento de 5% na saúde

Mário Centeno apresentou recentemente o Orçamento de Estado para 2019. O documento entregue na Assembleia da República promete um futuro sustentável para todas as gerações, melhores serviços públicos e melhor qualidade de vida para as pessoas. Pela primeira vez em mais de 40 anos, o Orçamento do próximo ano atinge um saldo orçamental equilibrado.

A saúde continua a ser uma das prioridades para o Governo. Com um aumento de 5% (523,3 milhões) face ao previsto para 2018, a despesa total efetiva consolidada do Programa Saúde prevista para 2019 é de 10 922,9 milhões de euros.

Nas despesas previstas para 2019, a aquisição de bens e serviços correntes apresenta um peso de 55,1% no total do orçamento na área da saúde. Já as despesas com um pessoal para o ano seguinte são de 4 238,7 milhões de euros.

Para além de querer reduzir as desigualdades no acesso à saúde, reforçar os cuidados primários e alargar as redes de cuidados integrados e paliativos, o Governo pretende fazer um investimento em infraestruturas, com a construção de cinco novas unidades em Lisboa, Évora, Sintra, Seixal e Madeira.

Uma das medidas sugeridas no Orçamento de Estado para 2019 é um aumento de resposta nas áreas de Psicologia, Nutrição e Saúde Oral, através de consultas de medicina dentária em pelo menos 60% dos municípios.

 

Texto: Rute Monteiro

 

a