Município renova apoios e abre candidaturas ao Viseu Cultura

Orçamento é de 800 mil euros. Propostas às linhas “Programar”, “Animar” e “Criar” podem ser submetidas até 25 de novembro

Em 2018, e paralelamente ao sucesso da execução física e financeira da primeira edição, o Município de Viseu renova a aposta no instrumento de apoio a projetos culturais independentes – o VISEU CULTURA -, para os anos 2019/2020.

 O período de candidaturas arranca hoje, dia 23 de outubro, e estende-se até ao dia 25 de novembro, podendo estas ser realizadas online, mediante o preenchimento de formulário próprio, disponível abaixo, e envio deste para o email cultura@cmviseu.pt. Toda a informação está disponível para consulta em www.cm-viseu.pt/viseucultura.

Abertas estão, para já, três das quatro linhas de financiamento que integram o VISEU CULTURA: “Programar”, direcionada para os eventos culturais e com uma dotação financeira de 500 mil euros; “Animar”, vocacionada para a animação cultural de equipamentos e/ou locais patrimoniais e 150 mil euros de financiamento; e “Criar”, para os projetos relativos às criações de artistas locais, com uma verba de 50 mil euros.

A par do apoio financeiro, os projetos poderão ainda beneficiar de apoio não financeiro, o qual se traduz, por exemplo, na isenção ou redução de taxas municipais, cedência de meios técnicos e logísticos e outros serviços.

No seu ano de estreia, o VISEU CULTURA apoiou 47 projetos culturais e artísticos de um total de 117 candidaturas submetidas. Globalmente, o investimento foi de 993 mil euros.

No ano em que Viseu se assume como “Cidade Europeia do Folclore”, a linha “Revitalizar”, a grande novidade deste instrumento de apoio, dedicada ao rejuvenescimento e valorização do folclore, foi a que registou uma maior adesão de projetos candidatos, 50 no total.  Nesta segunda edição, atendendo à maturidade de execução dos projetos de 2018, as candidaturas para esta linha de apoio serão abertas apenas em janeiro, com uma dotação financeira de 100 mil euros.

Globalmente, o VISEU CULTURA disponibiliza um valor de 800 mil euros para estas quatro linhas, aos quais se somam 380 mil euros, que dizem respeito ao financiamento estabelecido para a programação e funcionamento do Teatro Viriato, através do Centro de Artes de Espetáculo de Viseu.

Eventuais dúvidas decorrentes da leitura dos documentos e preenchimento do formulário podem ser esclarecidas via email, até ao dia 18 de novembro de 2018, através do envio das mesmas para cultura@cmviseu.pt.

a