Região de Aveiro com mais empresas de tratamento de água

Cada vez surgem mais pequenas e médias empresas de tratamento de agua e saneamento na região de Aveiro. Segundo dados da PORDATA, referentes a 2012, esta região congregava cerca de 5% das empresas do setor existentes em Portugal. Apesar de Aveiro, a capital da região, ter uma empresa com mais de 250 trabalhadores, também conta com 11 empresas com menos de 10 profissionais, sendo o município com mais empresas na região.

Águeda, o quarto maior concelho da região de Aveiro, com 11 freguesias e cerca de 48 mil habitantes, reúne 14% das empresas de tratamento de água em relação à região e ocupa 0,68% do total nacional. De 2009 a 2012, o número de empresas manteve-se, sendo que as empresas de um escalão com cerca de 20 empregados aumentaram, enquanto que as de maior escalão diminuíram.

Anadia, Aveiro, Murtosa e Oliveira do Bairro, foram os quatro municípios da região a sofrerem um maior aumento de pequenas empresas, sendo que Aveiro foi onde o aumento foi mais significativo, com cinco novas empresas.

Apesar desta adesão a pequenas e média empresas na região de Aveiro, Sever do Vouga, um município com cerca de 7 mil habitantes, foi o único entre os anos de 2009 a 2012, a não registar qualquer empresa de tratamento da água e saneamento.

Os município de Aveiro e Anadia, têm cada um uma empresa compreendida no escalão de 50 a 249 trabalhadores. Anadia com cerca de 30 mil habitantes, tem um número similar de empresas de maior dimensão Aveiro, cidade com mais do dobro de população que Anadia.

 

Texto: Joana Santos

Imagem: FreeImages.com/Paulo Oliveira Santos

a