Número de pagamentos triplicou nos Açores

Em Portugal a população está a recorrer mais frequentemente ao uso das Caixas de Multibanco. A tendência verifica-se em todo o continente e também nas regiões autónomas.

De acordo com a base PORDATA, levantamentos, pagamentos e consultas são algumas das atividades que os utilizadores dos equipamentos ATM mais realizam. Só na Área Metropolitana de Lisboa, em 2016, foram realizados 132.996 levantamentos, 34.995 pagamentos e realizadas 93.226 consultas. Comparativamente, na Região Autónoma dos Açores foram feitos, no mesmo ano, 9.135 levantamentos, 2.125 pagamentos e 7.680 consultas, de acordo com os dados do mesmo site.

Contudo, apesar dos dados mostrarem que em Lisboa a população recorre mais ao uso destas máquinas, foi nos Açores que se verificou uma maior taxa de aumento comparativamente entre os anos de 2001 e 2016. Por exemplo, o número de levantamentos duplicou e o número de pagamentos e consultas triplicou. Em Lisboa, também houve um aumento em relação a 2001, porém este não foi tão significativo apesar de, no mesmo período de tempo, a população da Região Autónoma dos Açores ter vindo a diminuir e a metrópole de Lisboa ter ganho mais residentes. Ou seja, atendendo às diferenças populacionais, poderíamos dizer que afinal de contas os açorianos fazem mais uso das Caixas Automáticas de Multibanco.

Ao longo dos anos, o número de Caixas de Multibanco tem aumentado significativamente. Segundo dados do PORDATA, em 2001, havia 8.547 Caixas de Multibanco, enquanto que em 2017 esse número subiu para 11.823. Em 2017, a região do país que tinha mais Caixas era a Área Metropolitana de Lisboa e a com menor número era a Região Autónoma dos Açores.

 

Texto: Mariana Silva

Imagem: FreeImages.com/Guglielmo Losio

a