Empossados os membros das Assembleias de Representantes das Escolas Superiores Agrária e de Educação

O Presidente do Instituto Politécnico de Viseu (IPV), João Monney Paiva, conferiu posse nos dias 16 e 17 de outubro aos membros de dois órgãos de gestão da instituição: as Assembleias de Representantes da ESAV e da ESEV. Os atos públicos decorreram na sala do Conselho Geral do IPV, na presença de dirigentes, docentes, estudantes e funcionários.

No dia 16 de outubro foram empossados os membros que passam a integrar a nova Assembleia de Representantes da Escola Superior Agrária de Viseu (ESAV). A cerimónia surge na sequência do processo eleitoral para a constituição do referido órgão e do despacho de homologação do Presidente do IPV.

Depois de prestados os competentes compromissos de honra e das assinaturas dos termos de posse, o Presidente do Politécnico de Viseu, João Monney Paiva, num breve discurso, relevou a importância da fileira agrícola para a sustentabilidade da economia da região e do país, deixando ainda uma palavra de particular aprazimento para a cultura de igualdade de género instituída no IPV.

A Assembleia de Representantes é um órgão de gestão da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viseu, constituído por quinze membros, eleitos por listas de entre os seus pares – oito representantes dos professores de carreira ou investigadores de carreira, dois representantes dos assistentes ou do pessoal especialmente contratado em regime de tempo integral e que possuam vínculo à instituição por período superior a três anos, dois representantes do pessoal não docente e três representantes dos estudantes.

O mandato é de quatro anos, dois para os representantes dos estudantes.

Os novos elementos que passam a constituir o órgão são: Helder Viana, Fernando Esteves, Paula Correia, António Monteiro, Paulo Barracosa, Raquel Guiné, José Pereira, Fernando Gonçalves, Daniela Costa, Francisco Marques (representantes dos professores); Luís Carneiro e Tiago Santos (representantes do pessoal não docente); António Campos, Ana Ramos e Liliana Marques (representantes dos alunos).

Entre outras atribuições, compete à Assembleia de Representantes da ESAV eleger o Presidente da Escola; eleger a Mesa da Assembleia; apreciar e aprovar o plano de desenvolvimento plurianual, plano anual de atividades e respetiva proposta financeira e o relatório anual de atividades; proceder às revisões ordinárias e extraordinárias dos estatutos; fiscalizar os atos do Presidente; elaborar e ou alterar o respetivo regulamento interno, que depois de aprovado, será sujeito a homologação pelo Presidente do IPV.

Nova Assembleia de Representantes na ESEV

No dia 17 de outubro foram empossados os membros que passam a integrar a nova Assembleia de Representantes da Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV). A cerimónia surge na sequência do processo eleitoral para a constituição do referido órgão e do despacho de homologação do Presidente do IPV.

Após a leitura dos compromissos de honra e das assinaturas dos termos de posse, o presidente do Politécnico de Viseu, na sua intervenção, enfatizou o papel das instituições de ensino superior enquanto pólos de excelência no desenvolvimento da cultura democrática: “as instituições vivem de eleições democráticas”, acrescentando nesses sentido ser sua intenção que “os estudantes formados no IPV possam concluir o seu processo formativo imbuídos de um forte espírito democrático”.

A Assembleia de Representantes é um órgão de gestão da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, constituído por quinze membros, eleitos por listas de entre os seus pares – oito representantes dos professores de carreira ou investigadores de carreira, dois representantes dos assistentes ou do pessoal especialmente contratado em regime de tempo integral e que possuam vínculo à instituição por período superior a três anos, dois representantes do pessoal não docente e três representantes dos estudantes.

O mandato é de quatro anos, dois para os representantes dos estudantes.

Os novos elementos que passam a constituir o órgão são: Mafalda Matias, Esperança Ribeiro, Francisco Mendes, Isabel Aires de Matos, José Pereira, Cristina Gomes, Maria Figueiredo, Maria Paula Carvalho, Leandro Cavadas e Paula Xavier (representantes dos professores); Ana Bela Homem e Eunice Silva (representantes do pessoal não docente); Bárbara Lopes, Miguel Graça e Pedro Catalarrana (representantes dos alunos).

Entre outras atribuições, compete à Assembleia de Representantes da ESEV eleger e destituir o Presidente da Escola; fiscalizar os atos do Presidente, com salvaguarda do exercício efetivo da competência própria deste órgão; proceder às revisões ordinárias e extraordinárias dos estatutos da ESEV; apreciar e aprovar o plano e o relatório anuais de atividades e sua eventual reformulação e aprovar o Plano Estratégico da ESEV.