Empresas de Apoio Social em Armamar têm menos de 10 trabalhadores

Apesar de ter sofrido um aumento desde 2009, Armamar era, em 2012, o sexto município do Douro, juntamente com Sernancelhe, com menos empresas de Saúde Humana e Apoio Social, representando apenas 1,37% das entidades da região.

Segundo os últimos dados disponibilizados pela PORDATA, a Base de Dados de Portugal Contemporânea, o município de Armamar apresentava, em 2012, 15 empresas de Saúde Humana e Apoio Social, sendo todas elas compostas por menos de 10 trabalhadores. O concelho de Armamar teve um aumento significativo de três entidades, de 2009 para 2012, dentro deste escalão de trabalhadores. Também as empresas de apoio social dos concelhos de Alijó, Carrazeda de Ansiães, Mesão Frio, Murça, Penedono, Santa Marta de Penaguião, São João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço, Tarouca e Vila Nova de Foz Côa possuem menos de 10 funcionários.

Os mesmos dados referem que, no mesmo ano de análise, o município de Vila Real representa, aproximadamente, 48% das entidades de apoio social da região do Douro, com 521 empresas, em comparação às 1092 que existiam neste território. Para além disso, o concelho apresenta uma empresa com mais de 250 trabalhadores, a única desta dimensão nesta zona.

A região do Douro representa apenas 4% das empresas de Saúde Humana e Apoio Social das NUTS (Nomenclatura das Unidades Territoriais para Fins Estatísticos) da região Norte.

 

Texto: Rute Monteiro

Imagem: FreeImages.com/Richard Dudley

a