Município altera perfis das passadeiras no acesso ao Parque Industrial de Coimbrões

Intervenção reforça segurança dos peões e melhora a circulação de veículos pesados

 Sensível aos apelos lançados pelos empresários do Parque Industrial de Coimbrões e moradores daquela zona, o Município de Viseu inicia em breve trabalhos de alteração dos perfis das passadeiras elevadas no troço entre a Estrada Nacional 231 e a autoestrada A25, em Fragosela, numa extensão aproximada de 5,5 quilómetros.

A intervenção consistirá na diminuição da inclinação das rampas de acesso às passadeiras, mas também na colocação de pavimento antiderrapante na aproximação às mesmas. Desta forma, aumenta-se a segurança de peões, ao permitir distâncias mais curtas nas travagens dos veículos, e por outro permite-se que os veículos pesados possam atravessar as passadeiras sem necessidade de imobilização prévia.

O Município reforça, todavia, que esta intervenção nas passadeiras tem como objetivo primordial a segurança de peões, atendendo a que esta variante da zona industrial e Avenida da Liberdade, em Fragosela, atravessa zonas habitacionais, serve um estabelecimento de ensino e tem tráfego pedonal que importa proteger.

Os dados reportados pelo Comando Territorial de Viseu da GNR apontam para 14 atropelamentos em zonas não urbanas do concelho, fenómeno que só pode ser combatido com a diminuição da velocidade média de circulação.

O presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques, salienta que “este troço não pode ser utilizado como uma via rápida alternativa à ligação de dois nós da autoestrada A25, tendo que ser respeitados no seu percurso os limites de velocidade adequados aquele perfil de estrada”.

Ainda de acordo com o autarca “a segurança das pessoas tem que prevalecer sobre a velocidade de circulação”.

a