Estudantes desfilam no cortejo de Coimbra

cortejo

No passado dia 8 de maio, Coimbra assistiu ao tradicional Cortejo da Queima das Fitas e nem a chuva que se fez sentir conseguiu parar o espírito académico da cidade dos estudantes.

O dia começou com a queima do grelo, uma cerimónia dedicada aos finalistas, e prosseguiu com o cortejo, onde os camiões decorados pelos diversos cursos das instituições de ensino superior de Coimbra desfilaram pelas ruas da cidade, num percurso que se inicia na Universidade, no pólo I, e só termina no Largo da Portagem. Posteriormente ocorre com a queima dos carros, após a passagem dos mesmos pela ponte de Santa Clara.

Milhares de pessoas assistiram ao cortejo onde não faltou boa-disposição, espírito académico e a já típica “chuva” de cerveja.

Ao longo do cortejo foi visível a dedicação que os estudantes tiveram para que os seus carros estivessem cobertos de flores. Muitos dos veículos traziam mensagens políticas e críticas, nomeadamente face aos elevados valores das propinas. “O carro implica muita dedicação, pois fazemos os possíveis para que tudo seja perfeito no cortejo, que é o meu último como estudante de licenciatura. O cortejo é um momento muito importante na vida académica dos estudantes, o espírito que se vive é indescritível”, referiu ma aluna finalista do curso de Estudos Artísticos.

Flávia Sousa (texto e foto)