Escolha do Consumidor distingue Viseu

Município saiu vencedor em 7 das 30 categorias em análise, sendo apenas ultrapassado por Lisboa

Viseu esteve esta terça-feira no centro das atenções na apresentação pública do estudo da associação Escolha do Consumidor, no qual o Município foi considerado o melhor em 7 das 30 categorias objeto de análise. A sessão decorreu a bordo de uma embarcação de cruzeiro no terminal de Lisboa.

Ficando globalmente apenas atrás de Lisboa e Porto, é o segundo concelho com maior número de categorias em que sai vencedora: melhor cidade para ser feliz; melhor cidade para ter qualidade de vida; melhor cidade para ser mais saudável; melhor cidade para sentir mais segurança; melhor cidade para comprar casa; melhor cidade em limpeza do espaço público; e melhor cidade para idosos.

A sessão serviu para apresentar as conclusões gerais do estudo, no qual foram auscultados mais de um milhar de consumidores, mas também para apresentação Viseu enquanto um caso de sucesso na promoção da qualidade de vida.

“A primeira coisa e a mais honesta que posso dizer é que esta distinção não nos surpreende”, confessou o presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, que perante uma plateia de autarcas e responsáveis de diversas entidades explicou o programa modernizador da sociedade e do território colocado em marcha em 2013 e “assente nas pessoas e na prioridade suprema da felicidade e qualidade de vida”.

Almeida Henriques garantiu que “Viseu quer reforçar a sua condição de ‘Melhor Cidade para Viver’ e o seu estatuto de destino de investimento e de turismo de excelência”.

“Estamos comprometidos com esta ambição, sem nunca perder de vista as raízes e aqueles para quem todos os dias trabalhamos: os viseenses”, concluiu.