Associação Académica do IPV analisa o passado e prepara o futuro

O relatório de contas do ano transato e os projetos futuros da Associação Académica do Instituto Politécnico de Viseu (AAIPV) foram o mote para a reunião que decorreu no dia 17 de Setembro. A sessão ordinária da Assembleia Geral da AAIPV contou com a presença de representantes das suas cinco associações referentes a cada uma das escolas do Instituto Politécnico de Viseu (IPV).

Munido de toda a documentação necessária, Mauro Pinto, atual presidente da direção da AAIPV, expôs, aos presentes, a atividade financeira da associação no ano de 2017. Segundo o dirigente, o relatório de contas demonstra que houve uma gestão ruinosa por parte da anterior direção. “No documento, verificam-se contas por fechar e movimentos e atividades pouco claras realizadas pelas anteriores direções. Assim, foi necessário regularizar dívidas e honrar compromissos assumidos pelos nossos antecessores”, explica. Os departamentos autónomos, entretanto, extintos pela direção vigente, foram apontados como uma das causas das disparidades financeiras que se registam nas contas da AAIPV.

Noutro prisma, o representante máximo da AAIPV abordou os projetos vindouros da Associação, com destaque para a criação da “AAIPV TV” – um nome meramente sugestivo, de acordo com o dirigente. Esta decisão deve-se, sobretudo, “à necessidade de se criar um meio de comunicação de toda a comunidade académica do IPV, com visibilidade e proximidade”, assume Mauro Pinto.  Assim, a AAIPV procura criar uma parceria com o IPV e a “Politécnico TV”, de forma a ter acesso a todo o material e instalações disponíveis na instituição. Ficou acordado que o responsável pela comunicação da AAIPV, João Carvalho, seria, também, o coordenador deste projeto.

O desporto universitário, este ano ao encargo da AAIPV, e onde o IPV tem uma grande tradição de conquistas, esteve, igualmente, em apreciação. Desse modo, a AAIPV, em conjunto com as cinco associações federadas a esta, deliberou a aposta em cinco modalidades: futebol, futsal, ténis, ciclismo-btt e voleibol feminino. Ana Pinto, vice-presidente da AAIPV, foi designada como a coordenadora do desporto da instituição.

A criação de uma Associação de Antigos Alunos do IPV, com o intuito de partilhar informações e manter o contacto entre as várias gerações de estudantes, e o combate ao plástico nas festas académicas foram outros temas abordados. Nesta assembleia ficou, também, determinada a realização de uma reunião magna de alunos do IPV, a realizar no dia 15 de Outubro, de forma a “ouvir os estudantes e promover a interação destes com os seus representantes”.

Texto: João Miguel Carvalho