Abertura do ano letivo em Carregal do Sal

A Câmara Municipal de Carregal do Sal realizou, na manhã do dia 12 de setembro, mais uma cerimónia de boas vindas aos professores e distinção dos melhores alunos do ano letivo 2017/2018.

A sessão realizou-se no Centro Cultural de Carregal do Sal, presidida pelo edil carregalense, Rogério Mota Abrantes, que se fez acompanhar na mesa pelo presidente da Assembleia Municipal, Jorge Gomes; pelo vereador da Educação e Cultura, José Sousa Batista; pelo diretor do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal, Herminio da Cunha Marques e pelo orador convidado, José Ventura.

Coube ao presidente da Assembleia abrir as intervenções da cerimónia, seguindo-se a de Hermínio Cunha Marques, diretor do Agrupamento de Escolas.

Momento alto da sessão foi o momento seguinte com a distinção aos Melhores Alunos de 2017/2018 – 23 no total, chamados por níveis e ordem alfabética crescente.

O património arqueológico foi o mote das intervenções que se seguiram pois como referiu José Sousa Batista, orador seguinte, “Falar de património é falar de memória | Falar de património é falar de identidade | Falar de património é falar do passado, das nossas raízes, mas, sobretudo, permitam-me a ousadia, é falar de futuro.”

Fazer o ponto de situação sobre as escavações e o património pré-histórico concelhio foi o desafio ao orador seguinte, José Ventura, responsável e coordenador das mais recentes escavações arqueológicas em Carregal do Sal, que aludiu aos 33 anos de trabalhos realizados no concelho (por diversas equipas).

Depois procedeu à entrega  formal dos materiais arqueológicos encontrados nas últimas escavações, ato simbolizado com a assinatura da respetiva listagem, em triplicado, pelo próprio, por Rosa Maurício, responsável pelo Museu Municipal (onde esse espólio ficará salvaguardado) e pelo presidente da Câmara Municipal de Carregal do Sal.

Rogério Mota Abrantes encerrou depois a cerimónia. Numa intervenção sucinta, o edil carregalense dirigiu-se a professores e alunos e focou o seu discurso no processo de descentralização da Educação; na Lei-quadro da transferência de competências para as autarquias locais e na nova Lei das Finanças Locais.

Terminou afirmando que “a Câmara Municipal de Carregal do Sal estará de “pedra e cal”, como sói dizer-se, para que o nosso Concelho, neste processo, possa beneficiar e nunca vir a ser prejudicado” pois “a aposta na Educação, no futuro de todos nós (…) é e será sempre uma prioridade deste município.”