Benfica e Sporting venceram na Taça Cidade de Viseu

Águias e Leões confirmaram o favoritismo e derrotaram o Fundão e o Viseu 2001, respetivamente, no primeiro dia do torneio.

Benfica e Fundão deram o pontapé de saída na segunda edição da Taça Cidade de Viseu, com os vice-campeões nacionais a puxarem dos galões e a vencerem por esclarecedores 8-1, com Raúl Campos a ser a grande figura do encontro ao apontar quatro golos. Os encarnados demonstraram uma grande capacidade de finalização e um entrosamento assinalável para esta fase da época.

O primeiro golo da partida foi da autoria de Robinho. Na sequência de uma reposição lateral, o ala brasileiro simulou o remate, livrando-se do seu marcador direto, para depois desferir um pontapé certeiro. Na baliza do Fundão, Rafael Abdul foi decisivo para o resultado não se avolumar, com diversas defesas de qualidade. Do outro lado, André Ferreira também se mostrou a grande nível na partida. Contra a corrente do jogo, o Fundão teve uma grande oportunidade de empatar a partida. Após perda de bola de Afonso Jesus, o jovem guarda redes encarnado fez uma defesa monstruosa aos pés do adversário. Um momento que levou ao delírio os adeptos encarnados presentes em grande número no pavilhão Cidade de Viseu.

Na resposta, o Benfica foi eficaz e dilatou a vantagem. Já dentro do último minuto da primeira parte, Raúl Campos, a passe Afonso Jesus, finta o jogador do fundão e rematou forte para o fundo da baliza.

Em desvantagem por dois golos, o Fundão entrou a todo o gás na segunda metade do encontro, com Roncaglio, guarda redes brasileiro que entrou ao intervalo, a ter de se aplicar para manter a baliza inviolável. O golo voltou a surgir novamente na baliza do Fundão. A pressão alta do Benfica resultou numa recuperação de Fits em zona adiantada do terreno, que permitiu a Bruno Coelho, capitão encarnado, deixar a seu nome na lista de marcadores. O terceiro tento encarnado abalou a equipa do Fundão. Depois, começou o espetáculo de Raúl Campos. O pivot espanhol marcou por três vezes na segunda metade do encontro, com destaque para aquele que resultou de um lance de laboratório que agradou, naturalmente, a Joel Rocha, técnico dos encarnados. Na marcação de um pontapé de canto, Fábio Cecílio fez o passe para Bruno Coelho que, posteriormente, vislumbrou Raul Campos completamente sozinho no segundo poste. Fábio Cecílio e Fernandinho também fizeram o gosto ao pé para os encarnados, ao passo que Márcio Moreira fez o tento de honra para o Fundão. Nos últimos segundos da partida, o internacional português e campeão europeu, ganhou espaço na ala e desferiu um pontapé indefensável para Roncaglio.

Os regulamentos da Taça Cidade de Viseu contemplam as grandes penalidades como um fator de desempate. Assim, procedeu-se à marcação de pénaltis, com o Benfica e levar novamente a melhor sobre o Fundão, vencendo por 6-5.

No segundo encontro do dia, o Viseu 2001 recebeu o Sporting, tricampeão nacional. A equipa de Alvalade foi mais forte durante a partida e venceu a equipa da casa por 8-2. Com um hat trick, Cavinato foi o jogador em foco na equipa verde e branca. No Viseu 2001 o protagonismo foi dividido entre André Galvão, ex atleta do Sporting, e Nuças, os autores dos golos.

Literalmente com uma entrada de leão, o Sporting chegou cedo à vantagem, por intermédio de Pany Varela. O internacional português recebeu a bola de Rocha e rematou forte sem hipótese para Gaza. A pressionar alto e dominar a partido a seu bel prazer, o clube de alvalade, num curto período de tempo, dilatou a vantagem para 4-0, com os golos a serem marcados por Cardinal, André Sousa e Erick Mendonça, este último após uma excelente triangulação com Pedro Cary e Rocha.  O Viseu 2001 sentiu muitas dificuldades para suster o caudal ofensivo dos leões e sem se conseguir recompor sofreu mais dois golos, por intermédio de Cavinato. A fechar o primeiro tempo, numa jogada de insistência, André Galvão marcou o primeiro golo para os da casa.

Na segunda parte, o paradigma do jogo alterou-se. O Viseu 2001 assumiu outra postura no encontro, conseguindo explanar um futsal mais ofensivo, sendo que a diminuição de intensidade apresentada pelo Sporting não pode ser dissociada desta transformação. André Galvão, após uma jogada individual de Peixoto, teve uma oportunidade de ouro para bisar na partida, mas falhou o remate numa posição muito favorável. Não marcou Galvão, marcou Nuças. O capitão do Viseu 2001 intercetou o passe de João Matos e correu com a bola controlada até à zona de 10 metros, onde remate por entre as pernas do guardião do Sporting. Numa resposta quase imediata, Cardinal repôs a vantagem de cinco golos para os forasteiros. Numa jogada típica do internacional português, o pivot rodopiou sobre o adversário e fez o sétimo dos leões. Já com Nilton entre os postes, o Sporting voltou a ter algumas oportunidades de ampliar a vantagem, mas o guarda redes do Viseu 2001 mostrou-se em bom plano. Do outro lado, Guita também demonstrou qualidade na baliza. O jogo encaminhava-se para o seu término, mas antes do soar da buzina ainda houve tempo para Cavinato marcar mais um golo fechando assim o resultado em 8-2. Nas grandes penalidades a sorte sorriu ao Viseu 2001, que venceu por 3-2. Pany Varela foi o único jogador que não conseguiu converter.

Domingo, dia 2 de setembro, realizam-se mais dois encontros da Taça Cidade de Viseu, com o Fundão a defrontar a equipa do Sporting, às 11h, e o Viseu 2001 a receber, às 16h:30, o Benfica.

 

Texto: João Miguel Carvalho

Imagens: Joanne Batista

 

a