Aldeia de Covas do Monte em filme

covas do monte

Durante cerca de duas semanas decorreram, na aldeia de Covas do Monte, em São Pedro do Sul, as filmagens de uma curta-metragem, que contou com a participação e ajuda de vários habitantes da aldeia.

O projeto foi desenvolvido pela equipa do realizador João Vladimiro e conta com cenas filmadas em vários locais da aldeia. A curta-metragem tem o título provisório “A Máquina” e a sua história fora desenvolvida por João Vladimiro quando realizava outro filme, “Lacrau”, de 2014, que também contou com cenas filmadas na aldeia.

A equipa constituída por cerca de dez pessoas já arrecadou prémios no passado graças à sua participação em festivais de cinema internacionais. Obtiveram financiamento, e, na realização deste projeto, contaram ainda com a ajuda da Câmara Municipal de São Pedro do Sul.

A aldeia esteve envolvida num programa cultural e foi através dele que o realizador estabeleceu contacto com a aldeia e os seus residentes, começando a desenvolver relações de profunda amizade com vários habitantes e a revelar interesse em desenvolver os seus próprios projetos cinematográficos na aldeia.

“Conseguirmos fazer esta curta-metragem, que no fundo conta um bocadinho a história de uma realidade das pessoas do interior, um interior que está a ficar cada vez mais desertificado, onde já não há crianças e os idosos ficam isolados (…) é também nosso objetivo que o filme participasse em festivais de cinema”, afirma Joana Bravo que faz parte da produção.

 

Filipa Costa (texto e foto)

a