Festa das Freguesias de Viseu arranca hoje com música, artesanato e sabores

Esculturas “Guardiãs da Vinha e do Vinho”, de Paulo Neves e Vanessa Chrystie, são reveladas pelas 17H30, nos Paços do Concelho

Hoje, dia 15 de junho, pelas 18h00, o Parque Aquilino Ribeiro abre “portas” à Festa das Freguesias, o evento que marca o arranque do cartaz das Festas Populares de Viseu. Antes, contudo, e no âmbito desta programação, terá também lugar a apresentação pública, nos Paços do Concelho, das “Guardiãs da Vinha e do Vinho”, duas esculturas de Paulo Neves e Vanessa Chrystie, que homenageiam a cidade vinhateira. Será pelas 17h30.

Durante três dias, o “pulmão” verde da cidade veste-se a rigor e recebe as 25 freguesias do concelho, que trazem até ao centro o melhor das tradições populares e da sua identidade, através de um programa cultural, musical e gastronómico pensado para viseenses, visitantes e turistas.

Uma parada de bombos, pelos Zés Pereiras da Associação de Nogueira de Côta e pelos “Pauliteiritos de Abraveses”, fará as honras de abertura do evento. Segue-se uma visita a cada uma das Freguesias representadas, acompanhada pela música tradicional da Tuna “Sabores da Música”, da Confraria de Saberes e Sabores da Beira “Grão Vasco”, e do Grupo de Cantares da ASSOREB de Rebordinho. O grupo “Chinfrim” integrará também este momento de musical.

A noite reserva o palco principal aos sons e cantares da terra, com um programa de atuações de vários grupos e ranchos folclóricos do concelho, a partir das 21h00.

No âmbito do Campeonato do Mundo de Futebol, o Município de Viseu instalará no Parque um ecrã para a transmissão do jogo Portugal – Espanha, com início pelas 19h00 de hoje.

Até domingo, a par da mostra etnográfica, a gastronomia ganha especial destaque, não só nos produtos que cada Freguesia traz à “prova”, mas também no concurso “Sabores & Aromas Tradicionais”. Na tarde de sábado, a partir das 16h30, as iguarias típicas do concelho serão “rainhas” à mesa, numa prova que elege os melhores petiscos doces, salgados e vegan.  O júri conta com a presença do chef Luís Almeida, à frente do restaurante Palace e do Bistrô “Q.B.”.

A música garante presença permanente, em atuações de grupos etnográficos e de folclore, havendo ainda espaço para um workshop de dança tradicional, na manhã de sábado.

Do Parque ao Rossio, a agenda do fim-de-semana traz ainda à rua o desfile das Marchas dos Santos Populares, na noite de sábado, a partir das 21h30, com a participação de 700 marchantes, de 8 grupos. Já no domingo, dia 17, pelas 15h00, são as Cavalhadas de Teivas que desfilam pelo centro da cidade, num corso que conta com a tradicional “Dança da Morgadinha”.

 As Festas Populares de Viseu prolongam-se até ao próximo fim-de-semana, com as Cavalhadas de Vildemoinhos a encerrar com chave de ouro o cartaz, pelas 9 horas de domingo, 24 de junho.

A programação completa pode ser consultada em www.visitviseu.pt.

 

Condicionamentos da realização do Desfile das Marchas Populares

Tendo em conta a instalação de logística técnica e de segurança inerente à realização do evento, será necessário interditar o estacionamento no troço entre a Rotunda Paulo VI e a Fonte Luminosa (Rossio), em ambos os lados da via, a partir das 21H30 da véspera do desfile, dia 15 (sexta-feira).  Já no dia do evento, será efetuado o corte de trânsito no mesmo percurso a partir das 20 horas. O corte prolongar-se-á até cerca das 03 horas de domingo. A partir desta hora será resposta a normalidade da circulação e do estacionamento.

 

a