30 Dias e um possível emprego

Foto de Cátia Brito. livro

No passado dia 23 de abril Pedro Silva-Santos apresentou o seu livro, “Como conseguir emprego em 30 dias”, na Biblioteca Municipal de Viseu.

O autor resolveu criar um workshop ligado ao tema emprego, após um desafio que recebeu em 2014 que constava em dar uma aula sobre Sistemas Ecológicos na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu. Aceitou o desafio e decidiu realizar esse workshop para poder partilhar dicas sobre emprego e preparar os alunos para a entrada no mercado de trabalho. “Como se diz que 30 dias é o tempo mínimo que necessitamos para quebrar velhos hábitos e adotar novas rotinas, decidi estruturar um desafio de 30 dias para obrigar as pessoas a focar-se num único tema por dia”, conta Pedro Silva-Santos.

A ideia de criar o livro, estruturado de forma a que os leitores possam trabalhar num único tema por dia, surgiu porque os participantes diziam que “tudo o que ensinava era relativamente simples mas seria muito útil ter uma espécie de guião que os orientasse durante a implementação de cada tarefa”, refere o escritor.

Para a estruturação deste manual Pedro Silva-Santos baseou-se em técnicas ligadas ao desenvolvimento de marcas pessoais, defendendo que “a forma como nos apresentamos às empresas tem que se destacar desde o primeiro momento e por isso, quem está à procura de emprego deverá preocupar-se em desenvolver a sua marca pessoal”.

Pedro Miguel da Silva Santos refere que devemos ter um nome com “pinta” de forma a termos destaque entre a multidão. Como tal, optou pelo nome Pedro Silva-Santos. Tem 37 anos, é fundador e diretor executivo da empresa NOCTULA – Consultores em Ambiente (www.noctula.pt) e do portal NOCTULA Channel que defende que “o que interessa deve ser partilhado” (www.noctulachannel.com). O livro foi escrito na primeira pessoa e conta vários episódios que o autor tornou em verdadeiros sucessos ou que deram origem a enormes fiascos.

Cátia Brito e Susana Oliveira

Imagem: Cátia Brito