Terceira campanha de escavações arqueológicas na Anta da Lapa da Meruje

De 17 e 30 de junho irá ter lugar a terceira campanha de escavações arqueológicas na anta da Lapa da Meruje, na freguesia de Cambra e Carvalhal de Vermilhas, Vouzela.

Esta terceira edição dos trabalhos de campo pretende concluir o estudo do átrio do monumento e iniciar a escavação do seu corredor, bem como proceder ao levantamento tridimensional através de fotogrametria, uma recolha fotográfica da área estudada que no futuro dará a oportunidade ao visitante de realizar uma viagem virtual ao local.

As escavações deste ano contam com a participação de oito elementos da Universidade do Algarve, da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade Espanhola de Cádis.

Estes trabalhos de escavação inserem-se no projeto de investigação sobre o património histórico-arqueológico do concelho de Vouzela, aprovado pela Direção-Geral do Património Cultural, do Ministério da Cultura, para o quadriénio de 2016-2019. Promovido por iniciativa da Câmara Municipal de Vouzela, este projeto resulta de protocolos de colaboração firmados em 2015 com as universidades do Algarve e Nova de Lisboa e tem em vista a inventariação, estudo e valorização do património vouzelense.

Dia aberto

No domingo, dia 24 de junho, entre as 9h00 e as 16h00, decorrerá um “Dia Aberto”, com a abertura destes trabalhos ao público, em particular aos residentes na freguesia.

O responsável pelos trabalhos estará disponível para apresentar o sítio arqueológico, os trabalhos em curso e os resultados esperados, a quem se dirigir às escavações naquele horário, sem necessidade de marcação prévia, utilizando para o efeito o passadiço em madeira existente no local.