Carregal do Sal acolheu Concurso Interconcelhio de Leitura

Decorreu no passado sábado, dia 2 de junho, em Carregal do Sal, a final do Concurso Interconcelhio de Leitura, este ano organizada pela Rede de Bibliotecas de Carregal do Sal.

Inspirado no Concurso Nacional de Leitura, o evento tem vindo a ser promovido anualmente pelas Redes de Bibliotecas de Carregal do Sal, Mortágua, Santa Comba Dão, Tábua e Tondela.

Tendo como objetivo estimular a prática da leitura entre os alunos dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, o concurso pretende avaliar a leitura de obras literárias pelos estudantes desses graus de ensino e, uma vez mais, em 2018, isso foi feito nas fases concelhias e, no último sábado, na final desta IV edição.

Após as intervenções de abertura pela coordenadora da Rede Interconcelhia, Helena Duque; pelo diretor do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal, Hermínio Cunha Marques e pela vereadora da Câmara Municipal anfitriã, Cristina Borges, os 20 concorrentes (10 do 1.º ciclo e 10 do 2.º Ciclo), foram desafiados a dar o seu melhor nas respetivas provas – duas de leitura expressiva (um texto escolhido pelos concorrentes e outro sorteado) e uma prova de resposta em que os concorrentes tinham de responder a duas questões sobre as obras previamente recomendadas para cada ciclo.

Durante o concurso foram garantidos momentos de descontração. O NACO brindou a plateia com dois momentos teatrais pelos NACO’s de Gente e um outro de dança por jovens orientadas pela professora Margarida Costa.

No final, os assistentes de palco, a fada (Joana Mafalda Pereira) e “o senhor do seu nariz” (Rodrigo Bernardo) entregaram lembranças a todos os concorrentes (miminhos da Rede de Bibliotecas e do grupo Leya)  e foram então divulgados os vencedores do Concurso.

Os oradores iniciais entregaram os respetivos prémios, oferta da Câmara Municipal.

Vencedores:

1.º ciclo: