Física para todos no IPV

O Departamento de Engenharia Civil (DEC) do Instituto Politécnico de Viseu (IPV) realizou a 2.ª edição das atividades de “Física para Todos”. Anualmente, o DEC-IPV, através das direções dos agrupamentos de escolas, convida os alunos que frequentam aulas de Físico-Química (10.º e 11.º anos), de Física (12.º ano) e de disciplinas com conteúdos de Física das escolas secundárias e profissionais da região para visitarem o Departamento de Engenharia Civil e realizarem diversas experiências desta área, cujos fundamentos são empregues na Engenharia Civil.

Com esta iniciativa, o DEC pretende sensibilizar os alunos do ensino secundário e profissional para o estudo e compreensão da Física, uma vez que o número de alunos que frequentam a disciplina no 12.º ano tem vindo a diminuir.

O evento “Física para Todos” consiste na realização de 8 experiências de Física nos laboratórios do DEC (Hidráulica e Recursos Hídricos; Geotecnia; Planeamento e Urbanismo; Transportes e Vias de Comunicação), nomeadamente: atividade com o teodolito; determinação do coeficiente de atrito estático; hidrodinâmica – movimento dos fluidos; lançamento de projéteis; conservação da energia mecânica; estudo da resistência de uma ponte de cartolina; princípio de Arquimedes; e movimento harmónico simples e ressonância.

As visitas que se realizaram em dois momentos – o primeiro no mês de fevereiro e o segundo durante o mês de maio em curso – contaram com a participação das seguintes escolas: Escola Profissional de São João da Pesqueira (10.º e 11.º anos), Escola Secundária de Fornos de Algodres (10.º, 11.º e 12.º anos), Escola Profissional Mariana Seixas (11.º ano) e Escola Básica e Secundária da Sé – Lamego (10.º e 11.º anos). No total o DEC-IPV recebeu a visita de 195 alunos e 12 professores.

Recorde-se que na 1.ª edição desta atividade participaram 210 alunos e 12 professores (Escola Profissional de Torredeita, Escola Secundária de Canas de Senhorim, Escola Secundária de S. Pedro do Sul, Escola Secundária de Castro Daire, Escola Secundária de Vouzela, Escola Secundária de Molelos e Escola Secundária de Nelas).