Belmonte demora 164 dias a pagar a fornecedores

Os concelhos do distrito de Castelo-Branco demoram em média 41 dias a pagar aos fornecedores. Belmonte é o concelho que demora mais dias e a câmara de Castelo-Branco é a que demora menos tempo a pagar.

A Direção-Geral das Autarquias locais (DGAL) divulgou uma lista com o prazo médio de pagamentos dos municípios no final de 2017. O distrito de Castelo-branco, constituído por 11 concelhos, em 2016 demorava em média 52 dias a pagar aos fornecedores. Em 2017, a média que os conselhos demoravam a pagar diminuiu para 41 dias.

Segundo os dados, Belmonte surge como a câmara municipal que mais tempo demora a pagar aos fornecedores, mais concretamente 164 dias, tendo diminuído o prazo em relação a 2016. Já o município de Castelo-Branco é o que demora menos dias para liquidar os pagamentos: apenas quatro dias.

O Fundão é o segundo município que demora mais a pagar: cerca de 55 dias. Em seguida é a câmara da Covilhã que demora 49 dias. Segue-se Idanha-A-Nova a demorar 47 dias. Em Penamacor os fornecedores esperam cerca de 39 dias para receber, uma diminuição em relação a 2016, que tinham de esperar em média 117 dias. A câmara de Sertã demora 34 dias a liquidar os pagamentos. Proença-A-Nova atrasa-se 21 dias e Vila Velha de Ródão demora 19 dias. Oleiros e Vila de Rei são os concelhos que mais rapidamente resolve os seus compromissos, demorando 8 e 11 dias, respetivamente.

Os dados da câmara municipal de Belmonte não são novos, já que constavam no documento da DGAL, lançado em Abril de 2018, que apontava as autarquias do país que demoravam mais de 60 dias a pagar a fornecedores.

O município da Nazaré ocupa o primeiro lugar do país, da lista de incumpridores no prazo de pagamentos a fornecedores.

 

Texto: Inês Vaz

Imagem: Município de Belmonte

a