Carlos Fernandes e Bruno Abreu no topo do pódio do Rally Vinho do Dão

A contar para a 4.ª Prova do Campeonato Centro de Ralis e a para a 5.ª etapa do Desafio Kumbo Portugal, o Município de Nelas acolheu mais uma edição do Rally Vinho Do Dão, nos dias 26 e 27 de Maio.

A competição, organizada pela autarquia local e pelo Clube Automóvel do Centro, contou com duas Provas Especiais de Classificação (PEC), tendo sido realizada no dia 26 a Super Especial e, no dia 27, o Rally/PEC´S que se encontrava divido em 3 PEC´S.

Para dar arranque aquele que seria um fim-de-semana de pura adrenalina para todos os espectadores e pilotos, o nelense Alexandre Borges, no seu Kartcross, abriu a habitual Super Especial noturna, onde “show” foi a palavra de ordem.

Logo de seguida deu-se o início de prova oficial com as 26 equipas prontas a percorrer um percurso com 1,87km de distância, onde técnica se aliou à velocidade.

Carlos Fernandes e Bruno Abreu, ao volante de um Mitsubishi EVO VI, foram os mais rápidos desta Super Especial, com um fantástico registo de 1:49.4 minutos, com a diferença de apenas 1.7 segundos para o 2,º classificado, Fernando Peres e José Silva.A fechar o pódio da geral surge a dupla Diogo Simões e Tiago Neves no seu Renault Clio RS, com o tempo de 1:55.6 minutos.

A correr em casa, João Oliveira e Magda Oliveira com um registo de 1:57.5 minutos foram os mais rápidos das equipas da casa, batendo assim o tempo da outra dupla Nelense Luís Borges e José Figueiredo de 2:05.9 minutos.

No dia 27 era a vez de as equipas percorrerem os troços que ligavam Caldas da Felgueira a Senhorim, Algeraz à Quinta da Cerca e Santar às Vinhas do Dão, num total de mais de 75 quilómetros de prova.

Ao fim de 8 PEC´S e de um dia com muita animação e velocidade, Carlos Fernandes e Bruno Abreu mantiveram o registo da Super Especial, e subiram ao lugar mais alto do pódio na classificação geral e também no grupo Kumho e P3. Em 2.º lugar da geral ficou à semelhança do dia anterior Fernando Peres e José Silva, e já em 3.º lugar surge a dupla Rui Mendes e Bruno Pedrosa ao volante de um Toyota Corolla.

João Oliveira e Magda Oliveira foram os grandes vencedores do grupo X1 abafando a concorrência com um tempo de 1:11:50.9 e com a diferença de 1:20.5 minutos para os segundos classificados Nuno Mateus e Pedro Lopes.

A dupla nelense Luís Borges e José Figueiredo que também corriam no grupo X1 foram atirados para fora do pódio devido a uma avaria mecânica no penúltimo PEC do dia.

Magda Oliveira afirma que “tudo correu bem, e melhor era impossível”, já o piloto João Oliveira diz sentir-se em casa e “que com esta claque não podíamos falhar”.

Estes dois dias de Rally Vinho Do Dão contaram ainda com animação noturna com a já habitual “Pitstop Rally Party” que se realizou no edifício C.V.R Dão Nelas, localizado junto à Câmara Municipal de Nelas.

 

Texto e imagens: Rafael Santos

a