“Resultados das provas reforçam a confiança que levo para a Rampa da Covilhã”

Ricardo Loureiro tem 45 anos e iniciou a sua aventura nos automóveis de competição hà cerca de 8 anos, contudo este é apenas o seu segundo ano no Campeonato Nacional de Montanha de Clássicos, sempre ao volante do seu Ford Escort MKII que de ano para ano se vai mostrando cada vez mais evoluído.

 

Inserida no Campeonato Nacional de Montanha, qual a relevância da Rampa da Falperra?

Esta é de facto uma rampa de grande relevo a nível nacional, é mesmo um dos mais importantes eventos motorizados do país sendo uma prova FIA (Federação Internacional Automóvel) que integra o campeonato Europeu de montanha. Isso é um dos grandes interesses para quem se desloca até à Falperra e faz com que a moldura humana ao longo do traçado seja quase único, difícil de encontrar em qualquer outra prova do país. Como é óbvio isso é muito interessante no que toca aos patrocinadores pois a visibilidade é maior e tem mais impacto. A par disso o prestígio e toda a mística evolvente nesta rampa faz com que a participação na mesma seja algo especial.

 

Qual o balanço que faz deste fim de semana de prova na Falperra?

O balanço é positivo, primeiro porque numa rampa técnica e tão exigente como esta é possível cometer erros que podem resultar em toques, o que não veio a acontecer. Procurei concentrar-me ao máximo e fazer os possíveis para alcançar um bom resultado, mesmo que nesta prova o número de intervenientes e adversários aumente com carros bastante evoluídos, o 3º lugar foi o resultado possível, mas não deixa de ser um resultado positivo em termos de campeonato!

 

Neste campeonato já foram concretizadas duas provas, no entanto ainda serão realizadas mais seis. Quais as suas perspetivas para as restantes provas?

Em termos de campeonato estou bem posicionado, o 1º lugar da penha e este 3º lugar na Falperra permitem-me ir para a terceira prova em 1º lugar do campeonato, o que de certa forma reforça a confiança que levo para a Rampa de Covilhã já em junho, rampa que conheço bem e que gosto bastante!

 

Texto: Sandra Ferreira

Imagem: Luís Pickxell

a