Marco 09 eliminado da Taça nos penalties

Apesar da vitória por 1-0 na 2º mão da meia-final disputada com o Padroense, o Marco 09 acabou eliminado da Taça da Associação de Futebol do Porto (A.F. Porto) nas grandes penalidades.

O Marco 09 partiu este sábado, 19 de maio, para a segunda mão da meia-final com a obrigação de inverter o resultado negativo (1-0) sofrido na última semana em Padrão da Légua ante o Padroense.

Com muito público nas bancadas do Estádio Municipal de Marco de Canaveses, a equipa marcoense entrou desde cedo decidida a recuperar da desvantagem.

Entre algumas oportunidades desperdiçadas pelos atacantes da casa na primeira parte do encontro, com sinal mais para o futebol praticado pelo Marco 09, o golo acabou mesmo por chegar no início da segunda metade do jogo, quando Diogo Luís marcou para os vermelhos e brancos, igualando a eliminatória.

Embora dispute um campeonato duas divisões acima do Marco 09, o Padroense foi, ao longo dos dois jogos da eliminatória, uma equipa incapaz de mostrar inequívoca superioridade.

O segundo golo, que daria o acesso à final da competição, só não chegou devido à ineficácia dos jogadores marcuenses que até ao final do encontro desperdiçaram oportunidades claras de golo e às boas intervenções do guardião padroense.

A decisão de quem marcaria presença na final da Taça da A.F. Porto seguiu para a marca dos onze metros. Chico e Jota falharam para o Marco 09, colocando o resultado em 2-4 favorável ao Padroense após as grandes penalidades.

A equipa de Padrão da Légua junta-se assim ao S.C. Rio Tinto, que eliminou o Tirsense F.C., na final da competição que será disputada no próximo dia 2 de junho.

No final do encontro, ambos os treinadores comentaram o jogo e a eliminatória.

José Oliveira, treinador do Marco 09, em declarações no final do jogo disse estar triste com a eliminação.

“Depois de ver uma eliminatória e analisar o conjunto dos dois jogos tenho que dizer que estou muito triste. Pelo que os jogadores fizeram, eles mereciam muito chegar à final. Nos penalties não conseguimos ser mais fortes que o adversário, que também teve mérito por conseguir vencer nos penalties”, analisou José Oliveira.

Por sua vez, o treinador João Costa deu conta de um jogo muito complicado para o Padroense e reconheceu que a equipa adversária foi melhor: “Foi um jogo complicadíssimo. Quero dar os parabéns a todos os jogadores, staff e equipa técnica do Marco, honraram o clube, foram superiores em campo à nossa equipa”.

“Soubemos sofrer para aguentar o 1-0 e depois nas grandes penalidades, por muito que se treine e trabalhe, é o momento, é o sistema nervoso, é o cansaço, é o acumular de emoções que decide tudo. Se fosse possível, devia haver um terceiro jogo para desempatar”, considerou João Costa.

Com a subida à Divisão de Honra já assegurada, o Marco 09 aguarda agora para receber o troféu de campeão de série, uma vez que não deverá haver nenhum jogo para apuramento de campeão da 1ª Divisão da A.F. Porto.

Ficha de Jogo

1-0 (2-4 após grandes penalidades)

Local: Estádio Municipal de Marco de Canaveses.

Árbitro: Edgar Batista.

Marco 09: Rui Queirós, Hugo, Sérgio Lola, Gaído e Marcelo (Miguel Matos, 85); Tiago Sousa, Cristiano (Rúben Carvalho, 59) e Basco (Chico, 85); Serrinha (Jota, 58), Mirandinha e Diogo Luís (Tiago, 85).

Treinador: José Oliveira.

Padroense: Moreira, Renato (Freitas, 78), Meneses, Fábio e Lutsindo (André, 20); Caixeira (Medeiros, 57), Carneiro (Ivane, 78) e Pedro; Churra, Taipa e Mesquita (Bruno, 78).

Treinador: João Costa.

Ao intervalo: 0-0.

Golos: Diogo Luís (50).

 

Texto: João Pereira

Fotografia: Facebook do Marco 09

a