Bênção das pastas aberta a todos as religiões

No passado dia 19 de Maio, realizou-se a bênção dos finalistas e das suas pastas da Universidade da Beira Interior. Pela primeira vez, em Portugal, a cerimónia foi ecuménica, aberta a todas as religiões.

Cerca de 900 finalistas estiveram presentes na cerimónia que marca o último ano de muitos estudantes na Universidade da Beira Interior (UBI). Cerimónia essa que deixou de ser exclusivamente para pessoas de religião católica.  Segundo a página oficial da UBI, universidade situada na Covilhã, distrito de Castelo Branco, esta alteração teve o objetivo de “criar um espaço de integração de todas as pessoas e culturas”.

Luís Pardal, responsável pelo Centro Académico Pastoral da UBI, explica que optaram por fazer “esta festa com uma dinâmica ecuménica, porque a Universidade está cada vez mais internacionalizada e com diferentes credos representados.” Quer assim “respeitar o espaço de todos e fazer uma comemoração de todos os finalistas e não apenas dos finalistas católicos”, acrescenta.

André Vaz finalista à 6 anos do curso de Design de Multimédia,  dá a sua opinião dizendo que “apesar de a grande maioria dos estudantes serem católicos, há muitas outras religiões presentes, e em eventos como estes faz todo o sentido a missa ser dirigida para todas as religiões”.

A cerimónia foi organizada pela UBICAP (Centro Académico Pastoral da UBI), com o apoio da Reitoria da universidade e outras instituições da cidade. Este dia foi marcado pela presença de Manuel da Rocha Felício, Bispo da Diocese da Guarda e de um Pastor da Igreja Evangélica, mas o convite a outras religiões de participarem foi deixado pelo Padre Luís Pardal.

Depois da celebração da missa ecumênica, que foi realizada na Faculdade de Ciências da Saúde seguiu-se a tradição da bênção dos finalistas e posteriormente a oferta dos símbolos de cada curso, como forma de agradecimento. Para encerrar a festa, as tunas académicas daquela instituição subiram ao palco.

Texto e imagem: Inês Vaz