“Aprendemos muito com as crianças ao conviver com elas”

Teresa Monteiro é assistente operacional há 29 anos no Centro Hospitalar Tondela-Viseu. Inicialmente trabalhou no internamento de pediatria no antigo hospital de Viseu, mas, após a abertura das novas instalações do Hospital, começou a trabalhar na consulta externa de pediatria.

 

Em que é que consiste o seu trabalho?

O meu trabalho consiste em chamar os utentes, colaborar com as enfermeiras nas colheitas de sangue, na preparação dos utentes (crianças) para exames, levar o material para a esterilização, acompanhar os utentes aos exames quando necessário, cooperar com os médicos quando me é solicitado e arrumar os gabinetes médicos.

 

Como é trabalhar há tanto tempo com crianças?

É gratificante. Ao longo dos anos criamos laços com as várias crianças e famílias porque, às vezes, são crianças com doenças crónicas que são seguidas na consulta durante anos. Aprendemos muito com as crianças ao conviver com elas no dia-a-dia.

 

Quais os aspetos positivos que o seu trabalho trouxe para a sua vida pessoal?

Ajudou-me muito enquanto mãe, a enfrentar os meus medos e permitiu-me olhar para as doenças com outros olhos. Para além disso, é bastante habitual familiares e amigos virem-me pedir conselhos e ajuda em casos de saúde.  Como ser humano enriqueceu-me de modo a dar valor a coisas pequenas, à saúde e a ver o mundo aos olhos de uma criança. Porém, também há aspetos negativos, quando nos apegamos muito a uma criança, que tem consultas regularmente, começamos a gostar dela, mas quando tem alta deixamos de ter contacto com ela. Outro aspeto negativo é o facto de termos de encarar a morte de pessoas tão novas.

 

Texto e imagem: Ana Beatriz Almeida

a