Street Art, música e vinho reunidos no Tons da Primavera

 

De 17 a 20 de maio, Viseu recebe o festival Street Art Tons de Primavera. Na quarta edição, a cidade acolhe concertos de música ao vivo, espetáculos, workshops, provas vínicas e o festival de street art.

Durante quatro dias, a cidade recebe onze concertos de vários géneros musicais em diferentes pontos da cidade. A fonte das três bicas, na zona da Sé, recebe os cabeças de cartaz: Da Chick, que atua no dia 18, e Capicua, que atua no dia 19 de maio. Os 4Coustics, DJ Set com Alvim, Galo Cant’ás Duas, No Sundays, DJ Set com Rocha “The Rock”, Ary Rock, DJ Set com Gryzller e The Town Bar são os restantes nomes dos artistas que animarão a cidade.

Nesta edição, 11 novas intervenções artísticas irão integrar o roteiro de street art de Viseu. À imagem dos anos anteriores, o festival contará com a presença de artistas nacionais e internacionais como Ana Seia de Matos, Ergo Bandits, DRQW & Contra e Glam. Ao todo sete criadores e quatro coletivos darão uma nova vida às paredes da cidade. A arte pública inspira-se na memória popular e etnografia, invocando o folclore e celebrando Viseu como “Cidade Europeia do Folclore”. Para além das intervenções no centro da cidade, cinco freguesias receberão obras a céu aberto: Abraveses, Bodiosa, Santo-Evos, Mundão e Calde.

A praça Mercado 2 de Maio será um ponto central no festival, albergando diferentes espaços: o espaço Made in Viseu, uma mostra do trabalho de várias empresas locais, o espaço Dão Petiz, dedicado aos mais pequenos, o Street Food, uma praça de “comida de rua”, e o grande palco do vinho do Dão, presente no espaço “Entre aduelas”, onde dezenas de produtores escolhem a melhor seleção dos seus vinhos, dando preferência aos rosés e os brancos.

O festival conta também com showcookings, uma espécie de aulas públicas onde chef´s e enólogos confecionarão diversos menus com produtos endógenos da região. Para além dos showcookings, os visitantes poderão participar em workshops onde aprendem e testam técnicas que podem ir dos doces ao artesanato.

O festival é organizado pelo Município de Viseu e produzido pela Viseu Marca e assume-se como o primeiro evento da agenda anual vinhateira da cidade jardim.

 

Texto: Alexandre Ribeiro, Inês Vaz e Rafaela Sousa

Imagem: Município de Viseu

a