Até um dia, Venezuela!

A reportagem “Até um dia Venezuela” conta histórias de luso-descendentes venezuelanos, que voltaram a Portugal para encontrar melhores condições de vida, depois da crise em que o país se viu mergulhado. Há histórias de pobreza, escassez de alimentos, mas de muita vontade de reaprender a viver. “Em minha casa deixou de haver café ou açúcar. Lá em casa não havia absolutamente nada para comer”, conta Daniel. A reportagem “Até um dia Venezuela” foi realizada pelas alunas Angélica Cruz, Luísa Romão, Mariana Ferreira, e Sandra Oliveira, para a unidade curricular de Atelier de Rádio, do 2º ano de Comunicação Social na ESEV.

Sara Malta é secretária de profissão. Decidiu por iniciativa própria recolher alimentos e bens essenciais para entregar às famílias afetadas pelos incêndios. Ao ter conhecimento da situação de Daniel e Rafael não conseguiu ficar indiferente.

Daniel e Rafael são tio e sobrinho, com dupla nacionalidade: portuguesa e venezuelana.  Moravam na Venezuela no Norte no país, na cidade de Valencia, com as suas famílias. Tinham casa e trabalhos fixos. Chegaram a recolher comida no lixo para quebrarem dias seguidos de fome.

Hoje, já com habitação e trabalho em Portugal, Daniel espera ansioso pela chegada da família, assim como Rafael.

Venezuela, país da bonança, dos recursos e dos encantos naturais, agora enfrenta uma crise económica e social, onde a fome está a bater à porta até das famílias mais abastadas. É o que está a acontecer com Cesar das Neves, também emigrante venezuelano e filho de pais portugueses que viram na Venezuela, nos anos 50, uma fonte de trabalho e riqueza.

A necessidade de deixar o país de origem como aconteceu com Cesar, Daniel e Rafael está presente em inúmeras outras pessoas. O receio quanto ao seu próprio futuro e o sentimento de frustração recai sobre elas.

a