“Portugal é uma plataforma fantástica” para criar empresas

O auditório da Escola Superior de Tecnologia de Viseu acolheu ontem a iniciativa Startup Portugal Goes to IPV, um debate sobre a criação de empresas startups em Portugal. O debate foi moderado por Jorge Antas de Barros, que após uma breve introdução, deu início a uma conferência via skype com Daniel Lin, responsável pela FundedHere, uma plataforma de crowdfunding empresarial, fundada em 2015 em Singapura.

O objetivo principal deste debate passou por criar ligações com os alunos do Politécnico de Viseu e, nesse sentido, a intervenção de Maria Miguel Ferreira, diretora da StartUp Portugal, ajudou a esclarecer alguns dos apoios disponíveis para os jovens que tenham ideias e que pensem vir a criar a sua própria empresa.

A StartUp Portugal é uma organização que nasceu há dois anos e meio, constituída por um conjunto de pessoas provenientes da comunidade de empreendedores. Convidados pelo atual governo para se juntarem no Ministério da Economia, os membros da organização desenharam políticas públicas para apoiar Startups, investidores e incubadoras. “Desenhámos um conjunto de medidas que apoiam desde a fase da ideia até à fase da internacionalização”, explicou Maria Miguel Ferreira, dando como exemplos o StartUp Voucher, uma bolsa de 700 euros mensais para apoiar o primeiro ano dos projetos empresariais em fase de ideia.

Por sua vez, Miguel Ribeiro, responsável pelo lançamento da Zomato em Portugal, contou a história da empresa nascida na Índia, com apenas 20 funcionários, e que o empreendedor ajudou a crescer para outros países, procurando investimento externo. “Conseguimos que os investidores da Google nos dessem 37 milhões de euros”, partilhou Miguel Ribeiro, explicando que a Zomato está hoje em 23 países e vai já na sétima ronda de investimento, tendo recebido recentemente 425 milhões do grupo Alibaba.

“Portugal é uma plataforma fantástica”, considera Miguel Ribeiro, explicando aos jovens estudantes que o lançamento da empresa em Portugal foi uma das melhores decisões tomadas e traduziu-se, por exemplo, na expansão para a Europa. “Estamos hoje a planear o lançamento de um produto específico da Zomato, através de Portugal, para Hong Kong”, partilhou.

Tiago Gonçalves, CEO e fundador da InnoWave&Technologies, foi outro dos participantes no encontro. “Nós somos o fator decisivo. Vocês e todos nós, os que estão envolvidos na tecnologia, temos um privilégio: a tecnologia pode mudar a nossa vida. Se acreditam numa ideia, num projeto, apostem e vão em frente”, afirmou o empreendedor, reconhecendo que, apesar de não ser caminho fácil, os jovens devem ser ambiciosos.

O fundador da InnoWave&Technologies, uma plataforma de dez empresas que já desenvolveram, entre outras, tecnologias como o MB Way, deixou ainda um repto aos alunos, para que procurem desenvolver ideias no campo das novas tecnologias e que apostem na disrupção que a inteligência artificial permite.

Texto: Ana Jorge, Catarina Resende e Joana Martins

Imagem: Joana Martins