Alunos aprenderam cuidados estéticos em animais

Decorreu na Escola Superior Agrária (ESAV) do Instituto Politécnico de Viseu um seminário e um workshop na área dos Cuidados Estéticos em Animais de Companhia, tendo como público-alvo o 2.º ano do curso de Enfermagem Veterinária, com o objetivo estimular o interesse dos estudantes para uma das áreas do cuidado dos animais em franco desenvolvimento em Portugal e na Europa.

O seminário “Grooming Profissional em Portugal na Atualidade – materiais, produtos e técnicas” e o workshop “Técnicas Avançadas de Grooming” (técnica de tesoura, desbaste e stripping, esboço em esponja), foram assegurados pela enfermeira Daniela Reis, antiga aluna do curso de Enfermagem Veterinária da ESAV que prosseguiu estudos posteriores na área dos cuidados estéticos.

Atualmente, a palestrante é uma groomer profissional e formadora oficial de uma das mais reputadas escolas da especialidade da Europa, a Artero International Academy. Faz parte, desde 2016, do Groom Team Portugal, que representa Portugal nas competições internacionais da área. Obteve até à data 4 medalhas, sendo 1 de bronze, 1 de prata e 2 de ouro. Uma das medalhas de ouro foi obtida na “International Grooming Competition Groomania”, na Bélgica, integrada na equipa portuguesa. Exerce a sua atividade profissional de enfermagem e de groomer, desde 2013 e até à data, na Clínica Veterinária do Campo Alegre, no Porto.

Ambas as atividades foram muito concorridas, tendo estado presentes 48 estudantes do 2º ano de Enfermagem Veterinária. Após a informação teórica no seminário, os estudantes tiveram a oportunidade de aprender e treinar várias técnicas de corte com tesoura em manequins e em animais de pelagem diversa, assim como a técnica de stripping com navalha e pedra-pomes. No final das atividades, os estudantes demonstraram a sua apreciação pela aprendizagem das técnicas avançadas grooming apresentadas e uma maior abertura e sensibilidade para esta área dos cuidados estéticos que, cada vez mais, demonstra ser um forte motor económico na área dos cuidados dos animais de companhia.