Liga NOS à beira do ponto final

Na jornada que antecede o derby lisboeta, Sporting e Benfica tiveram sortes distintas. Os “leões” venceram em Portimão, enquanto que as “águias” foram surpreendidas, na luz, pelo Tondela. O Fc Porto, líder do campeonato, quebrou o “enguiço” e venceu na Madeira seis anos depois.

Com o triunfo no reduto do Marítimo, o Porto está a um ponto de alcançar o 28.º título de campeão do seu historial. A vitória dos comandados de Sérgio Conceição não foi fácil, tendo chegado à vantagem apenas ao minuto 89, por intermédio de Moussa Marega. O avançado Maliano desembaraçou-se da defensiva maritimista e deu a melhor resposta ao cruzamento de Alex Telles na conversão de um pontapé de canto, para gáudio dos milhares de portistas que se deslocaram até à ilha da Madeira. Apesar de o título ainda não estar consumado, a comitiva dos dragões foi recebida em festa no Aeroporto Sá Carneiro com o cântico já habitual “eu quero o Porto campeão”.

Em contraste com a alegria vivida no norte do país, na Luz, o Benfica foi surpreendido e derrotado pelo Tondela. A equipa beirã venceu o encontro por três bolas a duas, com destaque para os dois golos apontados por Miguel Cardoso, jogador formado no Benfica. Tomané marcou o terceiro golo do Tondela, enquanto que Pizzi e Salvio marcaram para os encarnados.

No final dos 90 minutos o desagrado subiu de tom, com lenços brancos e gritos de contestação a virem da bancada. Rui Vitória e Luís Filipe Vieira foram os mais visados. Esta derrota, para além de hipotecar as aspirações do clube da luz em vencer o campeonato pelo quinto ano consecutivo, deixa-os à mercê do Sporting no segundo lugar do campeonato, que dá acesso à pré-eliminatória da liga dos campeões.

Assim, o Sporting chega ao derby do próximo sábado com claras aspirações de alcançar o segundo posto da tabela classificativa, depois da vitória, por 2-1, sobre o Portimonense, no Algarve. Bruno Fernandes, médio sportinguista, foi o obreiro da vitória leonina, ao marcar os dois golos da equipa de Jorge Jesus, com Fabrício a responder para os algarvios.

O derby lisboeta joga-se no próximo sábado, e em caso de empate entre Benfica e Sporting, o Porto entra em campo no domingo, frente ao Feirense, já como campeão nacional.

 

Texto: João Miguel Carvalho

Imagem: FC Porto

a