Foi por 60 centímetros que Rodrigo Koxa bateu recorde de McNamara

A Liga Mundial de Surf (World Surf League) anunciou, na cerimónia que teve lugar na Califórnia a 28 de abril, que a maior onda de sempre surfada pertence a Rodrigo Koxa.

Longe de saber que meses mais tarde estaria a ser premiado por ter surfado a maior onda do mundo, Rodrigo Koxa, aventurou-se nas ondas da Nazaré a 8 de novembro de 2017.

Apesar de o sítio ser o mesmo, a praia da Nazaré, o surfista com o recorde da maior onda do mundo alterou-se. Já há 7 anos que Garrett McNamara mantinha o seu nome no Livro de Guiness dos Recordes ao ter surfado uma onda com 23,77 metros. No final de 2017 o surfista brasileiro ultrapassou esse máximo depois de se aventurar numa onda que, segundo os cálculos do júri, teria 24,38 metros.

Koxa confessou ao Globo Esporte que este dia, “o mais especial de todos”, fez valer a pena todo o tempo que tem vindo a dedicar ao surf.

Nem sempre o mar trouxe momentos felizes ao surfista de 38 anos que em 2014 se sentiu mal na praia do Norte. No entanto, Rodrigo procurou vencer os traumas e receios, para que um dia conseguisse viver um dos seus sonhos ser abençoado com “um presente de Deus, uma onda enorme do jeito que eu sonhei e do jeito que eu sempre quis surfar essa onda”, explicou à mesma fonte.

O surfista Garrett McNamara de 50 anos, diz-se orgulhoso de Koxa através da sua conta no Instagram: “Estou tão orgulhoso que tenhas ganhado a maior onda este ano”, afirma.

O americano acrescentou ainda que Rodrigo Koxa é das pessoas mais humildes com quem já conviveu e que foi através da sua vontade e disponibilidade para aprender e pedir conselhos que o brasileiro conseguiu atingir este resultado.

A mensagem de agradecimento publicada por Rodrigo Koxa veio comprovar a pertinência dos elogios que Garrett teceu a este: “Meu Deus, que honra. Ainda não tenho palavras pela gratidão ao universo.”.

 

Texto: Sandra Ferreira

Imagem: Rodrigo Koxa

a