Proibida pesca da sardinha até 21 de maio

Para garantir a sustentabilidade da pesca da espécie, a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, anunciou a proibição de captura da sardinha em boa parte da costa portuguesa. Esta proibição está limitada entre 21 de maio e 31 de julho sendo que, entre 1 e 20 de maio está completamente proibida.

“Importa agora estabelecer as adequadas limitações de captura, que permitam assegurar a gestão da quota até julho, assim como a proteção dos juvenis ajustando as quantidades de sardinha classificada como T4 pela frota de cerco, e implementando fechos em tempo real, medidas assumidas por ambos os países em sede de plano de recuperação”, pode ler-se no despacho publicado no Diário da República.

O diploma que entra em vigor na terça-feira, interdita a captura, manutenção a bordo e descarga de sardinha no período compreendido entre as 00h00 de 1 de maio e as 24h00 do 20 de maio, com qualquer arte de pesca na zona 9 definida pelo Conselho Internacional para Exploração do Mar (CIEM), em Espanha. Nesse diploma pode ler-se ainda que não é permitido, dentro das datas limitadas, manter a bordo ou descarregar sardinha para além dos limites definidos. Esses limites vão até aos 450kg de sardinha por dia.  Protege também a continuação da espécie fazendo uma avaliação mensal, ajustando assim os limites de captura afixados.

Em contrapartida e em declarações à TVI24, pescadores de Matosinhos dizem que no primeiro dia de proibição há muita sardinha: “Nunca vi uma extensão como hoje de sardinha, tinha três ou quatro quilómetros de sardinha. Foi todo o ano sem haver sardinha, agora que há vão proibir a pesca e a maior fonte de sustento para nós pescadores, é a sardinha”, sustentam.

A quota é decidida entre Portugal e Espanha e tem vindo a descer significativamente. Em 2011 pescavam-se 60 mil toneladas, enquanto este ano a estimativa ronda cerca de 9.700 toneladas, de acordo com o plano aprovado pela Comissão Europeia.

 

Texto: Sara Lunet

Imagem: Pixabay

a