“Ivan” vence no festival de curtas em Viseu

O evento Shortcutz Viseu decorreu esta sexta-feira, dia 27, no Museu Nacional Grão Vasco. Um festival que contou com as curtas-metragens “Ivan”, de Bernardo Lopes e “O livro de tudo”, de Joana Alves e Gil Costa. Após a visualização dos filmes, o público viseense decidiu que “Ivan” sairia vitorioso.

A sessão abriu com a curta-metragem “Ivan”. Bernardo Lopes, aluno de cinema e realizador do filme, destacou a direção de fotografia como um dos elementos usados para a filmagem. Para o autor, criar uma imagem ao espectador é mais do que contar uma história e “ao mesmo nível da história, está o lado formal do filme que passa pelo lado da fotografia” e pelo lado da história que quis contar.

O Algarve foi o destino escolhido para as filmagens, devido às histórias que inquietavam o estudante. A Bernardo Lopes, que viveu 18 anos em Quarteira, surgiu a ideia de retratar casos de criminalidade. Destacou a arquitetura e a classe social como diferenças existentes entre Vilamoura e Quarteira. “Em Vilamoura temos luxo. Em Quarteira temos uma classe muito baixa e com muita criminalidade”, expôs o realizador.

Relativamente à maior lição retirada do filme, Bernardo Lopes divulgou que “as cenas em que tiveram total liberdade e que não foram idealizadas previamente, acabaram por ser as mais fortes”.

O projeto final de Licenciatura de Joana Alves deu continuação à exibição. “O Livro de Tudo”, baseado em factos reais, “é um filme de expectativas e dificuldades que os escritores passam na criação de obras”, explicou Gil Costa. A indústria musical foi mencionada na oura metade do filme, na medida em que “os diálogos só falam da música da cidade do Porto”, completou o autor.

No que diz respeito à facilidade de encontrar pessoas nos castings, Joana Alves disse não ser fácil. “Estamos dependentes da divulgação que se faz e dos atores estarem à espera de pagamento, o que torna tudo mais difícil”,  explicou a realizadora da curta-metragem.

O Shortcutz é uma rede de 17 cidades portuguesas, onde se mostra cinema curto com os autores presentes, para que estes possam falar dos seus filmes. Viseu é a terceira cidade portuguesa com mais sessões e há três anos que a equipa de organização trabalha para que este festival não termine.

Está previsto que o Shortcutz deixe o Museu Nacional Grão Vasco nas próximas semanas, mas com regresso marcado para o verão.

A próxima sessão do festival Shortcutz Viseu será dia 11 de abril, no Museu Nacional Grão Vasco.

Texto e imagens: Ana Catarina Machado