Primeiro prémio para estudo desenvolvido por docentes do IPV

O estudo “Nursing Practices in Breastfeeding Promotion | Práticas das Enfermeiras na Promoção do Aleitamento Materno” obteve o primeiro prémio na categoria de Poster na prestigiada conferência internacional, organizado pela Medela AG, “13th International Breastfeeding and Lactation Symposium”. O evento, que decorreu em Paris, contou com mais de 600 participantes oriundos de vários países do mundo.

O estudo foi realizado no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria da Escola Superior de Saúde (ESSV) do Instituto Politécnico de Viseu (IPV), por Alice Martins, enfermeira especialista de enfermagem pediátrica do CHBV – Aveiro, sob a orientação da professora Ernestina Silva, docente e coordenadora da Unidade Científico Pedagógica de Enfermagem da Criança e do Adolescente na ESSV, que foi a autora e apresentadora do poster na conferência internacional. O trabalho apresentado a concurso teve ainda a participação de outros co-autores, os professores Daniel Silva e Isabel Bica docentes da ESSV, e a enfermeira Manuela Bento do CHTV – Viseu.

O objetivo do estudo foi identificar as práticas dos enfermeiros na promoção do aleitamento materno no período neonatal. Consistiu num estudo quantitativo, transversal, descritivo-correlacional, numa amostra não probabilística por conveniência de 76 enfermeiras dos serviços de Pediatria, NICU, Obstetrícia e Urgência Pediátrica.

Utilizou-se um questionário de autopreenchimento e assente nas recomendações do Observatório do Aleitamento Materno (Direção Geral de Saúde, 2012) e no Manual do Aleitamento Materno (Levy & Bértolo, 2012).

Como principais conclusões destaca-se a importância das enfermeiras tomarem consciência das lacunas existentes nas práticas de incentivo, promoção, proteção e apoio ao AM, bem como melhorar a confiança/comunicação que estabelecem com a mãe. É importante reforçar as estratégicas que se revertam na melhoria da qualidade de cuidados, tais como a implementação de programas de formação contínua dos enfermeiros, reflexão em equipa e implementação de guias de boas práticas.

a