Tradicional visita pascal saiu à rua na paróquia de São José

Realizou-se, no domingo de Páscoa, a visita pascal na paróquia de São José, em Viseu, uma tradição que se mantém há mais de 40 anos e que conta com a participação de paroquianos de todas as idades.

Este ano, eram cerca de dezasseis os grupos que visitaram as casas pertencentes à paróquia para anunciar a ressurreição de Jesus Cristo. Uma vez que são muitas casas, o padre José Morujão opta por deixar a tarefa nas mãos da comunidade paroquial. A visita começa às 9h00 e termina com todos os participantes na missa paroquial às 11h30.

Andreia Coelho, 23 anos, membro da Associação Guias de Portugal na Companhia da paróquia de São José, explica: “Crianças, jovens e adultos, todos são convidados a participar. O nosso papel é levar a cruz de Jesus ressuscitado a todas as casas que a queriam receber e transmitir uma mensagem de esperança escrita pelo nosso pároco”. A paroquiana participa na visita pascal desde criança: “Lembro-me de ser miúda e tocar o sino para as pessoas saberem que estamos a chegar. Hoje em dia levo a cruz ou leio a mensagem do nosso pároco”, esclarece. Para além isto, Andreia Coelho admite que é também um momento de convívio e de diversão, uma vez que “vivemos sempre momentos caricatos e temos muitas histórias para contar por isso vale sempre a pena participar”.  Para a paroquiana, a visita pascal é uma tradição que vai passando de geração em geração e que cabe aos jovens da paróquia continuar.

Apesar de serem cerca de duzentas as casas que receberam a visita pascal este ano, Andreia Coelho afirma que, de ano para ano, cada vez menos abrem as suas portas.

A visita pascal insere-se nas celebrações pascais anuais da paróquia de São José. Iniciam na quinta-feira santa com a celebração do lava pés de Jesus aos discípulos, na sexta-feira celebra-se a paixão de Cristo, recordando a sua crucificação e morte, e no sábado à noite há a vigília pascal de celebração da ressurreição.

 

Texto: Rafaela Sousa

Imagem: Paróquia de S. José

a