Visita pascal, futebol e convívio em São João de Lourosa

No passado dia 2 de abril, celebrou-se a páscoa na freguesia de S. João de Lourosa, mantendo como tradição a visita pascal a casa das aldeias próximas. 

Tal como todos os anos, a páscoa nesta freguesia é celebrada com grande festa. Inicialmente é celebrada uma missa para comemorar esta data e, no final, o padre desloca-se com a cruz até casa das pessoas que habitam nesta freguesia, para a chamada visita pascal. Durante esta visita é tradição, em algumas das aldeias que formam esta freguesia, nomeadamente Lourosa de Baixo, Lourosa de Cima e Oliveira de Barreiros, as pessoas andarem de casa em casa a beijar a cruz.

A tradição continua e todos os anos se realizam, no campo da Gândara, jogos de futebol entre solteiros e casados, onde tanto mulheres como homens podem participar. No final do jogo, e com o dinheiro que a igreja conseguiu juntar durante o peditório, é oferecido o jantar a todas as pessoas que participaram no jogo ou que ajudaram na realização do mesmo. Para terminar o dia, e pela primeira vez, foi contratado um grupo musical para, não só alegrar as pessoas, mas também para angariar dinheiro para a festa de S. João, que se realiza no inicio do Verão.

Apesar do enorme trabalho, e de acordo com as pessoas que fazem parte desta freguesia, a tradição não pode morrer, pois é essencial que as pessoas que moram na mesma terra se conheçam umas às outras e para que este espírito de união que dera há já muitos anos não acabe.

 

Texto e imagem: Alexandre Ferreira

a