Tradição é para manter em São Miguel do Mato

Em São Miguel do Mato a Páscoa continua a ser celebrada. Visita pascal é feito pelo padre da freguesia, acompanhado dos ajudantes para passar de casa em casa e levar a cruz.

Segundo a tradição, em São Miguel do Mato, Vouzela, a Páscoa é dividida em dois dias, sendo o primeiro dia o Domingo em que a zona sul da freguesia recebe a visita do padre e, na segunda-feira, a zona norte, itinerário que se mantém há muitos anos.

O padre é assim acompanhado por mais três pessoas: o primeiro é o que indica a chegada do padre trazendo consigo o sino, o segundo é o que transporta a cruz e à chegada das casas dá ao representante de cada casa para assim a dar a beijar ao resto dos familiares e amigos, o terceiro é o que recebe os envelopes com dinheiro que os habitantes dão para a igreja.

Durante a visita pascal, São Miguel do Mato, freguesia constituída por várias aldeias, ganha mais vida. Como já é habitual as pessoas destas aldeias juntam-se nas casas dos familiares e fazem uma espécie de procissão seguindo o pároco de casa em casa e parando sempre em todas as casas.

De ano para ano vai-se notando de alguma forma perda de habitantes e de aderentes a esta festividade, tendo reduzido progressivamente de forma visível numa freguesia em que a população mais envelhecida vai aumentando e a mais jovem vai diminuindo. Mas tradição é para se manter.

 

Texto e imagem: Luís Moita

a