“A celebração da Páscoa do Senhor não ficou presa ao passado”

A tradição cumpriu-se mais um ano. A Paróquia de Santa Maria Maior de Almacave, concelho de Lamego, saiu à rua, pela manhã do domingo de Páscoa, para realizar as celebrações litúrgicas da Semana Santa.

Um grupo de paroquianos ou mordomos, guiados por um crucifixo, entram em casas de paroquianos que desejam receber a visita. Dentro das casas, as pessoas beijam a cruz como sinal de adoração ao Senhor e oferecem donativos à paróquia.

Esta é uma época vivida com grande admiração pelos lamecenses e é um dos momentos mais altos da cidade e de toda a região.

Segundo os padres José Guedes, José Abrunhosa e Luís Azevedo, “a celebração da Páscoa do Senhor não ficou presa ao passado, mas tem tudo a ver com a vida das pessoas que hoje estão doentes, que hoje estão numa situação de fragilidade econômica, que hoje estão sozinhas, que hoje enfrentam um problema familiar, que hoje estão caídas na beira da estrada e necessitam de uma solução para os seus problemas, de uma luz que as ilumine nos momentos de maior escuridão”.

Os párocos admitem saber “das dificuldades em que vivem muitas famílias da comunidade paroquial”.

O contributo e outras ofertas desde a Páscoa de 2017 permitiram “suportar os gastos com as atividades pastorais ligadas à evangelização, despesas com os serviços paroquias e à manutenção das estrutuas físicas da paróquia”, explicam os representantes da igreja de Almacave.

Conscientes de que a paróquia enfrenta novos desafios e compromissos, “apelamos à generosidade de todos”, solicitaram os padres.

 

Texto e imagem: Ana Machado

a