Viseu é destino cultural e turístico na Páscoa

Fachadas de cinco igrejas da cidade “vestem” desenho de luz inspirado na simbologia pascal. Carolina Deslandes e Orquestra Filarmónica Portuguesa protagonizam concertos especiais da época. Agenda tem mais de 200 eventos.

No próximo sábado, dia 24 de março, tem início a Semana Santa, em Viseu. Em 2018, a cidade-jardim desafia os viseenses, visitantes e turistas para celebrar a época pascal com um programa inovador e reforçado de atividades e iniciativas, a par das cerimónias das várias denominações religiosas. A agenda principal culminará no dia 1 de abril, Domingo de Páscoa.

“As celebrações da Semana Santa têm uma forte expressão na cidade e revestem-se de grande simbolismo para toda a comunidade. É também visível nesta altura um crescente número de visitantes e turistas, razões que justificam uma aposta mais estratégica nesta agenda”, destacou o presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques, na conferência de apresentação que teve lugar na Quinta da Cruz.

Pela primeira vez, um projeto de iluminação comemorativa “vestirá” de forma simbólica as fachadas de cinco igrejas patrimoniais da cidade: a Catedral de Viseu, as Igrejas da Misericórdia, dos Terceiros e do Carmo e a centenária Igreja Baptista, na rua da Paz.

Os desenhos de luz, inspirados na simbologia pascal, irão refletir tons lilás e dourado até sábado, dia 31 de março, sendo que no domingo, dia de Páscoa e da Ressurreição de Cristo, o tom lilás dará lugar ao branco.

“É um roteiro de luz inédito que suscita uma nova experiência cultural e turística. O projeto valoriza, simultaneamente, o património da cidade e o simbolismo da quadra, atraindo residentes e turistas para a rua”, sublinha o vereador da Cultura, Jorge Sobrado.

Nos dias 23, 24, 29 e 31 de março será possível percorrer este roteiro de luz à boleia do comboio turístico de Viseu, que fará também outras paragens no Rossio para iniciar visitas à cidade, no decorrer da época Pascal.

Nesta programação especial, a música ganha também um lugar de destaque, com dois grandes concertos de Páscoa, que cruzam sonoridades clássicas e pop.

Um deles é protagonizado por Carolina Deslandes, no dia 31 de março, pelas 17 horas. A voz de “A Vida Toda” e “Avião de Papel”, o seu mais recente single com Rui Veloso, regressa a Viseu para um concerto no Rossio, de entrada gratuita.

A vertente clássica será assegurada pela excelência da Orquestra Filarmónica Portuguesa, cuja direção está a cargo do Maestro Osvaldo Ferreira. No dia 28 de março, pelas 21h30, a Sé de Viseu servirá de palco a um concerto onde soarão melodias de Beethoven, Bach e Mozart. Também aqui a entrada é livre e gratuita.

Em plena quadra, comemora-se também o Dia Mundial do Teatro, a 27 de março. O Município abre as portas dos Paços do Concelho para receber, nessa noite, a estreia do espetáculo “Peer Gynt” do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen, protagonizado pelo Grupo OFF – Teatro AFTA. A seleção da peça, escrita em 1867, insere-se na agenda do ano de “Viseu, Cidade Europeia do Folclore”, considerando a sua íntima relação com as tradições do folclore nórdico.

Se a estreia do roteiro de luz “veste” a rigor a festividade, é em locais de culto e pelas ruas do centro histórico que têm lugar as manifestações de fé e celebrações religiosas da Semana Santa.

Dia 25, Domingo de Ramos, é realizada a tradicional Bênção e Eucaristia dos Ramos, pelas 10h45, na Sé de Viseu. À noite, pelas 21h00, o ponto de encontro é no Adro da Sé para a realização da Via Sacra, para um desfile onde são encenadas, pelo Agrupamento de Escuteiros de Ranhados, as diversas estações que retratam o percurso de Jesus até à sua morte, num momento que espera reunir centenas de pessoas.

Ao longo da Semana, a Sé de Viseu servirá também de palco a outras celebrações como cultos, “Horas Santas”, “Ofícios de Leitura e Laudes” e a Paixão e Ressurreição do Senhor.

A 28, quarta-feira, pelas 20h00, na sua Igreja, localizada na rua Ponte de Pau, a Igreja Adventista do Sétimo Dia fará um encontro especial de oração.

Na noite de quinta-feira, dia 29, cumpre-se o momento da Amentação das Almas, que terá lugar no Largo Pintor Gata, pelas 21h00, onde grupos convidados e do concelho dão voz a cânticos e orações que servem esta tradição. Deste participarão o Grupo de Cantares da Quaresma de Monfortinho, de Idanha-a-Nova; o Grupo de Amentação das Almas da “ARDCOB”, de Oliveira de Baixo; o Grupo de Cantares Quaresmais de Moure de Madalena; e os Grupos de Amentação das Almas da Associação Cultural e Recreativa de Lordosa e de Abraveses.

Na véspera da Páscoa, dia 31, as Testemunhas de Jeová celebram a Páscoa em duas cerimónias: no seu Salão do Reino, na Rua Serpa Pinto, e no Orfeão de Viseu.

A 1 de abril, Domingo de Páscoa, culminam as principais celebrações religiosas da Semana Santa. No raiar do dia, pelas 7h00, a Igreja Baptista celebra o Culto da Ressurreição, no Monte de Santa Luzia, ao qual se segue o Culto de Páscoa, pelas 11h00, no seu templo, sito na rua da Paz. Na Sé de Viseu, também pelas 11h00, tem lugar a Eucaristia da Páscoa e, pelas 16h00, a Assembleia de Deus assinala a Comemoração da Ressurreição, na sua Igreja, sita na Rua Nova da Balsa.

A programação da Páscoa reserva também atividades pensadas à medida dos mais pequenos, oferecendo um conjunto de atividades criativas, teatro e leitura para o período de férias escolares.

Oficinas criativas e pedagógicas, jogos tradicionais, ateliês de expressão plástica, teatro de marionetas, horas do conto e concertos são as propostas dos Museus Municipais e Biblioteca D. Miguel da Silva, que se estendem também a toda a família.

A doçaria tradicional de Viseu tem também nesta quadra uma iniciativa especial. A Casa da Ribeira recebe a Mostra de Doçaria Tradicional de Páscoa a 25 de março, entre as 10h00 e as 18h00. O bolo de azeite, o pão-de-ló ou o bolo podre serão alguns dos sabores típicos em destaque, num dia que contará também com música tradicional ao vivo, a partir das 15h00.

A programação completa será disponibilizada brevemente online, em www.visitviseu.pt.

a