Bis de Joel impede Tondela de dar um grande passo rumo à manutenção

O Marítimo venceu o Tondela, por 1-2, depois de ter estado a perder, num jogo a contar para a 27ª jornada da Liga NOS. Aproxima-se, assim, dos lugares Europeus, enquanto o Tondela dá um passo atrás na permanência.

A primeira oportunidade de abrir o marcador foi da equipa da casa. Perto do minuto 7, o capitão Ricardo Costa, desvia nas alturas e a bola passa a rasar o poste do guardião maritimista. Mas foi Miguel Cardoso quem quis inaugurar o marcador, em cima do minuto 10 e de um passe do neozelandês Tyler Boyd, o jogador da equipa beirã recupera a posição após falha de posicionamento de Bebeto e faz o 1-0 perante Amir.

O Marítimo demorou a reagir e a primeira oportunidade de golo surge apenas aos 28 minutos, depois de um cruzamento de Bebeto para Ricardo Pinho. Valeu o corte de Ricardo Costa.

O golo do empate surgiu ainda na primeira metade. Aos 41 minutos, Joel recebe de Jean Cléber, no peito, e remata de pé esquerdo para o fundo da baliza de Cláudio Ramos. O árbitro da partida, Jorge Sousa, ainda anulou o golo por fora-de-jogo, mas acabou por decidir a favor da equipa do Marítimo após consulta ao vídeo-árbitro. A equipa de Daniel Ramos saía, assim, mais motivada para intervalo.

A segunda parte não podia ter começado melhor. Aos 52 minutos, Joel bisou e coloca a equipa maritimista em vantagem no marcador. Jorge Fernandes não aborda bem o lance e Joel ganha-lhe na frente. Ainda aparece o capitão da equipa auriverde, Ricardo Costa, mas também nada consegue fazer para evitar o golo. No minuto imediatamente a seguir, grande defesa de Claudio Ramos a evitar o 1-3, ao defender um cabeceamento certeiro de Ricardo Valente.

E como quem não arrisca, não petisca, Pepa arriscou com duas substituições logo aos 57 minutos, fazendo entrar os avançados Juan Delgado e Heliardo. Enquanto a equipa da Madeira procurava segurar a vantagem, a equipa da casa tentava chegar à baliza de Amir, mas só já no período de descontos é que o Tondela esteve perto da baliza do Marítimo. Mesmo sem conseguir chegar ao golo do empate, o Tondela abandonou o relvado sob os fervorosos aplausos dos seus adeptos.

Com este resultado, o Marítimo soma 39 pontos, ficando, à condição, no 6.º lugar. O Tondela mantém os mesmos pontos (29) e lugar (11.º) com que entrou na 27ª jornada, uma vez que o Belenenses perdeu contra o Moreirense já na tarde deste domingo.

 

“Hoje era extremamente importante vencer”

No final da partida, Daniel Ramos, treinador do Marítimo, foi o primeiro chegar à sala de imprensa e afirmou que o empate antes do intervalo foi extremamente importante.

“O 1-1 antes do intervalo foi um momento muito importante que nos deu a certeza de que, se continuássemos a jogar da mesma forma, a vitória estaria perto”.

O técnico maritimista realçou, ainda, a “demonstração muito vincada da personalidade” da sua equipa durante toda a segunda parte. “Existiu uma clara demonstração da minha equipa em querer mandar no jogo, ter posse de bola e a ser a equipa que ainda não tinha sido com regularidade. Temos o mérito de nunca termos perdido a capacidade de ver a baliza adversária”.

“Hoje era extremamente importante vencer. Precisamos que os nossos adversários escorreguem e percam pontos, nomeadamente o Rio Ave, mas se não ganharmos de nada vale. Queremos fazer o máximo de pontos que nos permitam a melhor classificação possível e vamos lutar até ao fim”

 

“Hoje fomos uma equipa banal”

O treinador da equipa da casa, Pepa, afirmou que esperava muito mais deste jogo e que o resultado ficou aquém daquilo que a sua equipa tem feito. “Esperávamos muito mais deste jogo. Hoje foi um dia infeliz para nós, individual e coletivamente”.

O técnico auriverde destacou a “precipitação incompreensível” com que a sua equipa se debateu contra a equipa de Daniel Matos. “Hoje o resultado até podia ter sido este, mas o registo a nível de exibição tinha de ter sido diferente. Hoje fomos uma equipa banal”. E para voltar às boas exibições, que é a sua maior exigência, independentemente dos resultados, “temos de analisar e corrigir o que aconteceu de mal, de menos bem, fazer um luto muito rápido e prepararmo-nos para a grande batalha do próximo jogo”.

Pepa deixou, mais uma vez, uma palavra de agradecimento aos adeptos que “têm estado incríveis”. “Os adeptos estiveram melhor que nós hoje. Apoiaram a equipa do início ao fim do jogo e a nossa frustração é grande por não termos conseguido corresponder ao seu apoio”.

 

 

Ficha de Jogo

CD TONDELA

Cláudio Ramos, Hélder Tavares, Tyler Boyd, Pedro Nuno, Miguel Cardoso, Tomané, Ricardo Costa, David Bruno, Joãozinho, Bruno Monteiro e Jorge F.

Substituições: Tyler Boyd por Delgado (57’), Pedro Nuno por Heliardo (57’), Hélder Tavares por Joca (75’)

Suplentes não utilizados: Ricardo Janota, Fahd Moufi, Claude Gonçalves e Ícaro Silva

Treinador: Pepa

 

CS MARÍTIMO

Abedzadeh, Pablo, Zainadine, Correa, R. Pinho, Jean Cleber, Ruben F., Fabrício J., Bebeto, Valente e J. Tagueu

Substituições: Correa por Ghazaryan (78’), Ricardo Pinho por Erdem Sem (78’), Valente por Diney (88’)

Suplentes não utilizados: Charles, Gamboa, China e Everton

Treinador: Daniel Ramos

 

Jogo no Estádio João Cardoso, em Tondela

Assistência: 1361 espectadores

Árbitro: Jorge Sousa

Ao intervalo: 1-1

Marcadores: Miguel Cardoso (10’), J. Tagueu (41’, 53’)

Ação disciplinar: cartão amarelo a David Bruno (50’), Hélder Tavares (56’) e Pablo (90’+2)

 

Texto: Mariana Rebelo Silva

Imagem: CDTondela

 

a