1ª etapa do Circuito Nacional de Sevens

No dia 10 de março, a equipa do Rugby Clube de Tondela (RCT) realizou o primeiro torneio do Circuito Nacional de Sevens Feminino no campo de rugby sintético da Moita – Anadia. Os jogos começaram às 11h00 e foram arbitrados por os treinadores dos clubes devido à falta de árbitros profissionais.

Este circuito é composto por duas séries. Na primeira estiveram presentes oito equipas, divididas em dois grupos e na segunda estiveram três equipas e jogaram todos contra todos. O RCT, devido à falta de jogadoras disponíveis formou uma parceria com outros dois clubes: o Sport Clube de Porto e o Clube de Rugby de Arcos de Valdevez. Nesta primeira etapa a equipa jogou com o nome do Sport Clube do Porto e com o seu equipamento. Assim estas três equipas podem competir juntas complementando-se umas às outras. Elas jogaram na primeira série no grupo B, disputando assim, em fase de grupos, o Sport Lisboa e Benfica, o Grupo Dramático e Sportivo do Cascais e o Rugby Clube da Lousã.

O Sport CP ganhou os dois primeiros jogos e perdeu contra o SL Benfica ficando assim em segundo lugar do grupo B. O último jogo foi contra a Associação de Estudantes da Escola Superior Agrária de Coimbra (AEESA Coimbra), a segunda classificada do grupo A. O Sport CP levou a melhor não sofrendo nenhum ponto contra a equipa adversária ficando assim em terceiro lugar nesta etapa.

Na opinião da atleta Jéssica Silva, do RCT, esta união de equipas “foi uma mais valia para todos. Apesar de preferir que fossemos todas do Tondela, que era bom sinal, acho que isto está a funcionar muito bem. Há muito boas jogadoras nas três equipas e agora todas juntas podemos alcançar melhores lugares no campeonato.”.

Toda a organização do torneio ficou a cargo da equipa da casa, a Bairrada, e no fim do torneio ofereceram um convívio entre todas as equipas.

A segunda etapa do Circuito vai ser disputada no fim de semana 24 e 25 de março, em Coimbra.

Texto e imagem: Sandra Dias