Museu do Caramulo aposta em exposições temporárias

O Museu do Caramulo proporciona aos seus visitantes o contacto com um conjunto variado de exposições temáticas ao longo do ano. Neste momento e até ao final de maio são três as exposições que pretendem captar a atenção do público.

No passado mês de dezembro foi inaugurada a exposição “The Power of the Force”, que abrange aos primeiros três filmes Star Wars. “Apresentamos diversas peças, desde posters originais dos filmes provenientes de um leque vasto de países, assim como um conjunto variado de miniaturas. Para além disso dispomos de uma memorabilia onde incluímos lancheiras, lápis, afias tesouras e até mesmo sabonetes”, explica Tatiana Ferreira, funcionária do espaço, acrescentando que esta é uma das exposições mais completas que existe sobre esta saga.

Denominada “Bicicletas com História”, esta exposição tem como objetivo apresentar a evolução deste meio de transporte ao longo dos anos através de exemplares dos modelos “Michaux” e “Bone Shakers”, assim como de triciclos, mas também exibindo modelos mais recentes.

São cinco dos modelos históricos da marca alemã Volkswagen que dão forma à exposição “Volkswagen: 80 anos ao serviço do povo”. Uma das peças mais chamativas desta exposição é o emblemático Kübelwagen, o modelo mais antigos da marca no nosso país. Estas duas últimas exposições foram inauguradas no passado dia 3 de fevereiro.

Margarida Henriques, funcionária do museu, explica que as exposições temporárias que são organizadas ao longo do ano acabam por influenciar o número de visitantes que o museu recebe anualmente. “Muitos dos visitantes visitam-nos três e quatro vezes por ano com o objetivo de verem as diferentes exposições temporárias que organizamos”, diz Margarida Henriques. “Para além dos temas das exposições, também a forma como decoramos o ambiente e a própria disposição das peças sofre alterações de forma a ser mais chamativo para o público”, acrescenta a funcionária.

Tiago Lacerda, director do Museu do Caramulo, esclarece, no site do museu, que “a inauguração de diversas exposições em simultâneo evidencia o dinamismo criado na organização de exposições temporárias”.

 

Texto e imagem: Sandra Ferreira

a