Paisagem transformada em Armamar

O mau tempo que se fez sentir a semana passada transformou a paisagem do concelho de Armamar. A formação do gelo deitou por terra dezenas de árvores, levando ao congestionamento de mais de 50% das estradas do concelho. Das limpezas que já foram feitas, resta um cenário de destruição da natureza.

Segundo o Serviço Municipal de Proteção Civil de Armamar, “as medidas para tal adversidade foram tomadas no imediato”. As equipas da Câmara Municipal, juntamente com os Bombeiros Voluntários, GNR e GIPS de Armamar trabalharam em conjunto para proceder à limpeza e abertura de estradas nacionais e municipais e caminhos secundários. “Houve também ajuda a civis que viram as suas propriedades afetadas pela queda de árvores”, adianta o Serviço de Proteção Civil.

O Município alerta que, nesta fase, em que as árvores estão caídas, a população deverá ter o cuidado de limpar todos os terrenos afetados, retirando “todo o restolho/sobrantes que foram originados aquando da limpeza e aberturas das vias públicas”.

A Proteção Civil Municipal de Armamar afirma que todo o concelho foi alvo de uma vaga de frio, devido a condições meteorológicas adversas, sobretudo o gelo. Para além da queda de árvores, “houve também a queda de vários postes, assim como as suas linhas elétricas de baixa tensão, cabos telefónicos e de fibra ótica”, adianta o Município. No período de mau tempo, todas as aldeias foram afetadas pela falta de luz, televisão, telefone, internet e falta de cobertura de rede nos telemóveis. No entanto, não houve qualquer tipo de acidente reportado nem feridos registados.

Os concelhos vizinhos, tais como Lamego e Resende, foram também alvo da vaga de frio que atingiu Portugal, sobretudo no Norte do País. A queda de árvores, a falta de comunicações e as falhas na rede elétrica deixaram várias populações isoladas nestes concelhos.

 

Texto e imagem: Rute Monteiro

a