Multiusos de Lamego com várias anomalias na construção

Foi recentemente avaliado em reunião da Câmara Municipal de Lamego, o relatório relativo ao processo de construção do Centro Multiusos de Lamego, elaborado pela Comissão de Inspeção Técnica de Equipamentos Municipais (CITEM). Este relatório concluía que a receção provisória do edifício foi feita tacitamente por omissão da dona da obra – a empresa “Lamego Renova” – que não realizou a vistoria que lhes era imposta. Já em setembro de 2017, a receção definitiva da empreitada também foi igualmente feita tacitamente, porque o Município de Lamego não procedeu à vistoria exigida por lei.

O relatório produzido pela CITEM, comissão constituída por técnicos superiores da autarquia, transversal às suas unidades orgânicas, refere também que, logo a seguir à adjudicação da empreitada de construção do Centro Multiusos a um consórcio formado por três empresas convidadas, foi apresentada uma nova versão do projeto. Entre muitos outros pormenores, esta nova versão contraria o projeto inicial e reduz a área de construção em cerca de 13 por cento, diminuindo 10 metros ao longo de todo o edifício.

“Não obstante o valor da adjudicação ter sido integralmente pago ao construtor, recebemos um edifício mais pequeno do que o adjudicado e um parque de estacionamento com menos lugares do que o previsto inicialmente”, afirma o presidente da Câmara de Lamego, Ângelo Moura.

No mesmo documento a CITEM concluiu que o equipamento não está finalizado, apontando como exemplos o facto de o parque de estacionamento não poder ser utilizado, porque não foram executados os acessos previstos no projeto licenciado e a cafetaria, embora inicialmente executada, foi demolida no decurso das obras de reconstrução da cobertura e não foi edificada de novo. Refere ainda que os sistemas de iluminação, de AVAC e de detenção e combate a incêndios e de intrusão nunca funcionaram corretamente.

O presidente da autarquia explica que “neste momento, devido à existência destas anomalias, a utilização desta infraestrutura é avaliada evento a evento de modo a garantir a segurança dos utentes”.

 

Texto e imagem: Ana Patrícia Costa

a