7.ª edição da Feira Fumeiro do Demo foi um sucesso

A Feira Fumeiro do Demo é um evento anual que vem ganhando um reconhecimento cada vez maior e o seu número de visitantes tende a crescer.

No dia 11 de março foi realizada a 7.ª Feira Fumeiro do Demo, no Touro, freguesia do concelho de Vila Nova de Paiva. Este evento decorreu no Parque Urbano do Touro, promovido pelo Município de Vila Nova de Paiva, em parceria com outras entidades locais. O certame serviu para promover e vender os fumeiros das “Terras do Demo”, mas neste momento já são muitos os expositores de fora do concelho que marcam presença.

Este fumeiro é resultado das tradições típicas e gastronómicas dos antepassados das gentes das Terras do Demo,  que ainda mantêm a tradição de secar o fumeiro à lareira.

A feira tem sido um grande sucesso, face à aposta na divulgação de produtos locais de qualidade e a sua gastronomia.

Neste evento juntaram-se produtos regionais, o artesanato, os restaurantes e tasquinhas gastronómicas, o showcooking, a prova de fumeiro, o porco no espeto e as atuações musicais.

Como novidade, a sétima edição do evento acolheu um novo espaço de showcooking com um chef convidado, onde este apresentou algumas propostas culinárias e criação de pratos em o ingrediente principal foi o fumeiro típico.

A animação esteve a cargo das Marias Malucas, Fanfarra do Touro e Grupo de Bombos de Pendilhe, com as atuações do Grupo de Concertinas Amigos de SE VER, do Grupo Solidó. O cabeça de cartaz foi o artista José Malhoa.

No mesmo dia decorreu na freguesia de Queiriga, Vila Nova de Paiva, o II Trail. Neste evento decorreu uma caminhada e uma corrida com 800 participantes, tanto do sexo masculino como feminino, e que também, aproveitaram durante o percurso, conhecer as grutas existentes em Queiriga, ainda não exploradas, finalizando com um almoço convívio entre todos.

 

Texto e imagens: Diana Ferreiro

a