Tondela regressa às vitórias e aproxima-se do “topo da montanha”

O Tondela venceu o Chaves, em casa, por duas bolas a zero, subindo ao 10º lugar da tabela classificativa do campeonato da liga NOS. 

O horário pouco habitual e o frio que se fazia sentir, não foi o suficiente para afastar os 1603 espectadores que assistiram ao encontro entre as duas equipas do interior do país.

A primeira oportunidade de abrir o marcador foi de Tyler Boyd, perto do minuto 20, mas o remate do neozelandês foi certeiro ao poste da baliza de Ricardo.

A resposta da equipa visitante não tardaria. No minuto a seguir, Davidson cabeceia, mas o guardião da equipa auriverde, Cláudio Ramos, mostra, mais uma vez, o porquê de estar entre os melhores guarda-redes da principal Liga do Futebol Português, com uma grande defesa.

O golo que colocava a equipa da casa em vantagem surgiu ainda na primeira metade. David Bruno, que tomava conta do corredor direito, cruza para Ricardo Costa, que cabeceou certeiro para o fundo das redes de Ricardo, ao minuto 42.

Na segunda parte, e apesar das investidas de Luís Castro, treinador da equipa flaviense, para anular a vantagem da equipa da casa, chamando Stephen e Jorginho para o ataque, foi o Tondela que aumentou mesmo em cima do apito final. Num lance de contra-ataque, Tyler Boyd ganha ao defesa Maras, oferecendo o golo a Tomané, já no período de descontos.

Com este resultado, o Tondela ascende ao 10º lugar da tabela classificativa, ficando mais perto da manutenção. Já o Chaves, mantém-se em sexto, e perde a oportunidade de alcançar o 5º lugar ocupado pela equipa do Rio Ave, que perdeu contra o Vitória de Setúbal.

 

 

“Não nos envergonhamos daquilo que fizemos”

No final do encontro, Luís Castro, treinador do Chaves, foi o primeiro a chegar à sala de imprensa e afirmou ter sido surpreendido pelo Tondela.

“Vínhamos preparados para uma outra postura em campo. O Tondela procurou sempre esperar o nosso errou e foi mais eficaz na forma como olhou para a nossa baliza”. Apesar da derrota, “não nos envergonhamos daquilo que fizemos. A cada minuto que passava, aumentávamos a intensidade, mas não fomos eficazes no momento final, no último passe”.

Luís Castro considerou ter sido evidente que a sua equipa esteve por cima em toda a segunda parte e que “o resultado podia ter sido diferente”. Em relação à próxima jornada, em que recebe um dos candidatos ao título, Sporting, o treinador da equipa flaviense, confessa que o pensamento é “ganhar sempre o próximo jogo e procurar o lugar imediatamente acima. As derrotas é que nos obrigam a andar para a frente, vamos continuar fortes no campeonato”.

 

“Estamos próximos de chegar ao topo da montanha”

Do lado do Tondela, Pepa, confessou ter sido uma vitória muito importante. “Todos os jogos são difíceis e importantes. Festejámos de forma efusiva, porque foi uma vitória muito importante para nós. Estamos próximos de chegar ao topo da montanha, mas o caminho continua inclinado e difícil, mas queremos e vamos lá chegar”.

Pepa aproveitou, ainda, para dedicar a vitória aos adeptos e ao sócio nº18 do clube que faleceu na manhã do encontro.

 

Ficha de Jogo

CD TONDELA

Cláudio Ramos, David Bruno, Ricardo Costa, Jorge Fernandes, Joãozinho, Hélder Tavares, Bruno Monteiro, Pedro Nuno, Tyler Boyd, Miguel Cardoso, Tomané

Substituições: Pedro Nuno por Joca (17), Miguel Cardoso por Murilo (77), Murilo por Ícaro (32)

Suplentes não utilizados: Ricardo Janota, Claude Gonçalves, Juan Delgado, Harramiz

Treinador: Pepa

 

GD CHAVES

Ricardo Nunes, Paulinho, Domingos Duarte, Nikola Maras, Djavan, Jefferson Santos, Renan Bressan, Pedro Tiba, Matheus Pereira, Willian Oliveira, Davidson

Substituições: Davidson por Jorginho (21), Jefferson por Stephen (46) e Bressan por Platiny (99)

Suplentes não utilizados: A. Filipe, Nuno Coelho, Filipe Melo e Perdigão.

Treinador: Luís Castro

 

Jogo no Estádio João Cardoso, em Tondela

Árbitro: Carlos Xistra

Ao intervalo: 1-0

Marcadores: Ricardo Costa (42’) e Tomané (90+5’)

Ação disciplinar: cartão amarelo a Miguel Cardoso (26’), Jefferson (37’), Hélder Tavares (47’), Domingos D. (75’), Joãozinho (83’), Murilo (88’) e Stephen (89’)

 

Texto: Mariana Rebelo Silva

Imagens: CD Tondela

 

a